quinta-feira, 5 de dezembro de 2013

Meu pai está morrendo, ele perdeu a fé na vida. O que eu faço?




Há muito cuidado com o nascimento e há muito cuidado com todo o processo do morrer, que pode durar anos. O espírito que desencarna não fica abandonado. Há amparo e orientação sempre. Livro Nascer Várias Vezes





A morte, para o espiritismo e para todas as doutrinas espirituais, não é o fim. É o início de uma nova etapa. Muitas pessoas se perguntam: como devo me comportar quando um parente está próximo ao desencarne?


História Um:

A dor no coração se revelava no rosto sofrido.

Nos olhos, as lágrimas deixavam claro o sofrimento.

Era a filha preocupada com a saúde do pai.

Em estado terminal, o pai finalmente entrou em um processo de despedida.

Ela entendia a despedida como desistência de lutar pela vida encarnada.

Ela queria que o pai tivesse fé em sua cura.

Queria vê-lo mostrando disposição para “lutar pela sua vida”.

Rezava para que o milagre da cura permitisse que o pai ficasse próximo por muitos anos mais.

E sofria...

Nada estava saindo da forma como ela queria; ela se sentia impotente.


Segunda história...

Em 1869 desencarnou Allan Kardec. O vice-presidente da  Sociedade Parisiense de Estudos Espíritas terminou o discurso de despedida do amigo Kardec (no enterro do corpo) com as seguintes palavras: ... “não te dizemos adeus, mas até logo, até breve!”

Terceira história:

No Livro Nascer Várias Vezes, no capítulo final (pág.308), é contada esta história:

“Olá, amigo! Acho que a gente vai ficar uns tempos sem se encontrar”. Foi assim que Otaviano se despediu de seus amigos. Ele foi um homem de fé profunda. E, mesmo no momento em que o medo e a insegurança costumam ser muito fortes, ele não perdeu a fé. Faleceu em paz e em serenidade.

É provável que o espírito do Otaviano tenha muito mais de 50 mil anos e suas encarnações sejam contatadas às centenas. Isto significa que a personalidade e o corpo do Otaviano nunca haviam morrido. Mas, o espírito que reencarnou como Otaviano já conhecia a morte, tendo passado por ela centenas de vezes, pelo menos. Todas as experiências humanas são revividas muitas e muitas vezes.

 O corpo desconhece a morte, mas o espírito já passou por ela muitas vezes..."


LEIA TAMBÉM:





A filha (da primeira história) queria que o pai lutasse pela vida do corpo. A filha havia perdido a verdadeira fé. Frente à imensa dor da despedida do pai ela PERDEU A DIMENSÃO DO ESPÍRITO. O seu pai manteve a fé; a fé de que voltava para o plano espiritual e que estava na hora de despedir. 

O pai sabia que lutar pela vida é muito maior do que se apegar ao corpo que usava naquele momento.

A aceitação NÃO quer dizer ausência de luta. Significa, ao contrário, uma MAIOR AMPLITUDE da luta. Aceitar significa viver a vida plenamente e estar livre para dar o passo seguinte..

Vamos entender: um senhor dizia que nunca aceitaria seu filho ser viciado em álcool. A crença que dominava sua mente era que aceitar é igual a não lutar para ajudar o filho – ou seja, aceitar seria o mesmo que desistir dele.

Este é um erro comum das pessoas: associar aceitação à desistência.

A aceitação é uma ampliação: o senhor pode e deve lutar para ajudar o filho, mas também deve lutar para ajudar a si mesmo. O vício do filho cria dois desafios para o senhor: ajudar o filho e ajudar a si mesmo. Para atingir este duplo objetivo é que a aceitação é fundamental.

O senhor deve lutar para ter uma vida feliz, manter o equilíbrio de sua família, dar atenção a todos os filhos, ajudar os outros membros que necessitem de sua colaboração e apoio. Se um filho tem uma conquista, ele deve estar junto, contente.  Se o filho viciado se desequilibra, ele deve “estender a mão”.


A aceitação permite que a mente esteja livre para manter-se equilibrada e recheada de nobreza, mesmo nos momentos de provação.

A luta é a mesma, tendo aceitação ou não. Mas, a vida é muito diferente. 


CLIQUE AQUI
O pai, que estava no fim da vida, encontrou a paz. Aceitou sua limitação. A luta pela vida é a mesma, a qualidade de seus últimos momentos é que ficou muito diferente; ficou muito melhor.

O pai gostaria de ficar mais tempo com a família; gostaria de ampará-los, amá-los. Por isto, cuidava de seu corpo enfermo. Mas, aprendeu que tinha duas boas opções: ficar junto ou seguir na sua trajetória de aprendizados ao voltar para o plano espiritual.

O pai manteve a fé de que o que acaba aqui, continua no plano espiritual. Ficar é bom, partir é bom também.

Esta é a beleza da aceitação da realidade: várias possibilidades positivas se revelam.

A aceitação é o ponto elevado da fé verdadeira. É a porta que deve ser transposta para a vida ficar mais rica em oportunidades e em aprendizados.

A aceitação é um “abrir os olhos” que revela caminhos e possibilidades que antes não eram percebidos.

Aceitação é a postura do guerreiro vencedor.

DICA: leia este ótimo texto: Seja bem vindo! A regra especial do Caminho Nobre


Era a filha quem precisava da ajuda do pai. O pai sereno e a filha sofrendo com sua imaturidade e a confusão gerada por crenças erradas.

Milhões de pessoas sofrem por carregarem em si mesmas crenças erradas. A solução é o aprendizado.

Com o aprendizado, o desafio é o mesmo. Mas, as condições de superá-lo positivamente são muito maiores.


A evolução espiritual é o aprendizado conquistado a cada desafio. O aprendizado útil para a vida do espírito, para os milhões de anos da vida do espírito.

O pai se foi em paz. O apego da filha e sua imaturidade aumentaram o sofrimento dela. Por isto, é muito importante saber despedir; saber o momento da mudança e jamais considerar a morte uma derrota.

LEIA TAMBÉM: Decisões para mudar sua vida: Hoje tratarei bem meus familiares 


Sempre há ajuda! Ela chega até você a todo momento, mas você aproveita pouco. Livro: A Espiritualidade no Dia a Dia


Se você é um filho que está se despedindo do seu pai tenha a grandeza de agradecer. Traga para ele as lembranças de toda bondade que você recebeu, mostre que está ligado afetivamente e que aceita as leis da vida. Aceite e agradeça! Crie neste momento um ambiente de paz e ternura. Será importante para ele, mas será muito mais importante para você (veja aqui).

O desencarne geralmente começa antes do fim do corpo. Em casos de doenças longas, este processo já está muito avançado quando o corpo falece. Isto significa que, muitas vezes, os doentes já estão deixando o corpo enquanto os parentes esperam um "milagre". Esta falta de sintonia cria mais sofrimento e dificuldades. É preciso ter paz frente a morte.


Lembre-se: O desencarne é despedida de um lado e reencontro do outro. Reencontro com espíritos afins e com a amplitude que caracteriza a vida do espírito que evolui.

Vídeo Bônus: no FINAL desta página você encontrará um vídeo bônus para você assistir. Bom proveito! 


Autor do texto: Regis Mesquita
Consultas e Terapia: regismesquita@hotmail.com








Recomendo a leitura de três capítulos do livro Nascer Várias Vezes que estão diretamente relacionados com o tema deste texto:

- Problemas físicos, doenças, mudança de vibração e curas
- Aproveitar as boas oportunidades da atual encarnação para evoluir e amadurecer
- Morrer não é ruim para a maior parte das pessoas







Para refletir 1:

“O processo do morrer, pelo qual os espíritos já passaram centenas de vezes, é um mistério apenas para o corpo e a mente transitória.

Se o seu corpo nunca morreu, o "espírito que você é" já enfrentou muitas vezes a morte e experimentou a expansão da consciência que costuma acompanhá-la.

Hoje em dia, estudos com Experiências de Quase Morte (EQM) e com a regressão a encarnações passadas mostram que o processo do morrer é amparado e protegido.

Logicamente, tudo depende do tipo de vida e de morte que as pessoas tiveram. Se cultivaram o que é nobre, não há o que temer.

Se se entregaram ao cultivo do negativo ou a desequilíbrios, certamente o processo de readaptação pós-morte será mais difícil."

Autor: Regis Mesquita
Ensinamentos baseados no livro Nascer Várias Vezes

Leia:
A morte é muito sofrida? O que vai acontecer comigo quando eu estiver morrendo?


Lança tuas inquietações no Senhor. Ele vai ser a tua força.  São Francisco de Assis



Para refletir 2:

“Os pensamentos são importantes, geram vibrações e sentimentos. As vibrações são importantes, geram pensamentos e sentimentos. Os sentimentos são importantes, geram vibrações e pensamentos. Somos um todo que se complementa.

Neste todo existe uma parte que se destaca: o espírito. Para o espírito o mais importante é a conquista de qualidades e habilidades nobres. Por exemplo, a capacidade de vibrar e pensar positivamente independente do que acontece no exterior.”

Autor: Regis Mesquita
Pratique o Caminho Nobre





Para refletir 3:

“Há muito cuidado com o nascimento e há muito cuidado com todo o processo do morrer, que pode durar anos. O espírito que desencarna não fica abandonado. Ao contrário, há amparo e orientação; cabe ao espírito aproveitar ou não a oportunidade do amparo”. 

Trecho do livro Nascer Várias Vezes



Recebo muito; decido ser cada vez melhor para ofertar mais.



Leia também:










A vontade de Deus nunca irá levá-lo aonde a Graça de Deus não possa protegê-lo. Chico Xavier



Quer ter acesso a centenas de imagens como esta acima para você escolher?
Clique aqui (Facebook) ou aqui (Pinterest)






ASSISTA O VÍDEO, CLIQUE AQUI



DIREITOS AUTORAIS

Os textos do Blog Caminho Nobre, escritos pelo seu autor Regis Mesquita, estão REGISTRADOS junto ao Escritório de Direitos Autorais da Fundação Biblioteca Nacional.

Proibida a reprodução! Este artigo não pode ser reproduzido por meio impresso, eletrônico ou qualquer outra forma sem a autorização escrita do seu autor (SAIBA MAIS).





4 comentários:

  1. olha este texto apareceu na hora certa na minha vida Vou comprar o livro.
    Quero estudar entender coisas que me deixam triste

    ResponderExcluir
  2. Lindo! Uma lição de vida para quem perdeu a fé.

    ResponderExcluir
  3. O texto certo na hora certa está me fazendo um bem inigualável. Fernanda Maria

    ResponderExcluir
  4. Todas as mensagens tem me sido de grande valor. Já mudei muito, porém, ainda existe uma parte que tenho grande dificuldade. Alguma reflexão ou mensagem relacionada a uso de drogas?
    Agradeço a ajuda

    ResponderExcluir

Seja bem vindo, seu comentário é importante. Você também pode receber emails das novas postagens do blog. Inscreva-se no final da página de textos do blog (depois confirme no seu email).

Siga o Blog Nascer Várias Vezes no Twitter

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...