quarta-feira, 26 de setembro de 2012

O espírito evoluído deve manter sempre suas vibrações elevadas. Entenda a importância da Mente Neutra.




Não entregues tua alma à tristeza, não atormentes a ti mesmo em teus pensamentos. Eclesiástico 30:22  Pratique a Filosofia Caminho Nobre




Por Regis Mesquita



O espírito que evolui caminha para a neutralidade, pois cabe a ele manter-se em vibrações elevadas mesmo que à sua volta imperem vibrações, pensamentos e sentimentos inferiores ou de sofrimento. Ao manter sua vibração elevada e sua mente clara e calma, o espírito elevado consegue aquietar o ambiente, e gerar condições para soluções eficientes, nobres e sensatas.

Regis Mesquita
Reflexão baseada nos ensinamentos do livro A Espiritualidade no Dia a Dia



Pensamento de Lao Tse: “reaja inteligentemente, mesmo a um tratamento não inteligente.” 


A principal tarefa de quem quer ser uma pessoa boa é desenvolver qualidades e habilidades. Ter o que ofertar ao próximo é o início de qualquer boa ação. Se a pessoa desenvolve a paciência, poderá ofertar paciência. Se desenvolver a capacidade de cuidar de um doente, poderá ofertar isto. Quanto mais qualidades e habilidades, mais terá para ofertar.

Todavia, se a pessoa se deixar influenciar pela situação do outro, irá diminuir sua capacidade de oferta. Pense no seguinte exemplo: uma mãe estava desesperada com o filho acidentado. A pessoa que podia ajudá-la também ficou desesperada; não teve condições psicológicas para doar calma e tranquilidade. Se ela tivesse mantido a neutralidade, teria serenidade e diminuiria um pouco o sofrimento da mãe.




Textos sobre a Mente Neutra, CLIQUE AQUI


Algumas pessoas pouco evoluídas dizem que amigo é aquele que chora junto. Este é o amigo pouco evoluído, o amigo evoluído está junto transmitindo paz, serenidade e consolação. O amigo evoluído ajuda a resolver os problemas imediatos, ampara em assuntos que o outro não se encontra em condições de resolver. Se for evoluído, terá tantas coisas boas para ofertar que ele não precisará chorar junto. Ele emana, por exemplo, bondade, permitindo que o sofrimento se faça um pouco mais leve. MENTE NEUTRA e em serviço é a mente de todo ser humano evoluído. 

As crenças da sociedade são úteis para regular o comportamento de pessoas pouco evoluídas. Quando estas pessoas evoluem, elas devem adotar práticas mais saudáveis. Elas devem preservar sua capacidade de ofertar o que é bom e nobre, mesmo em situações nas quais esta opção seja difícil. Por exemplo: quem tem muito a ofertar costumeiramente doará mais do que receberá. É comum pessoas capazes de ofertar muito se relacionarem com pessoas que ofertam menos. Muitas vezes os grandes ofertadores irão se sentir “bobos”. Se permitirem ser dominados pelas sensações negativas, irão negar a oferta e terão um grande esforço para ficarem piores. Ou seja, quem é evoluído doa mais do que receberá, deverá aprender a manter sua capacidade de doar mesmo que receba menos.



O caminho mais fácil, saudável e satisfatório, para quem tem muitas qualidade e habilidades, é permitir que suas qualidades e habilidades fluam. Mesmo que os outros não mereçam, o melhor caminho é permitir fluir o que existe dentro dele -  ser o que ele é. Quanto mais oferta mais forte ficam as qualidades e habilidades. Quem mais usufrui é a própria pessoa. Ao contrário, para paralisar este fluir/doação é necessário agregar negatividades, como raiva, rancor, orgulho, etc. O maior prejudicado é a própria pessoa.


Se você for bondoso, terá mais trabalho para não ser bondoso. Se for paciente poderá deixar fluir sua paciência, todos serão beneficiados. Mas, para barrar sua paciência terá que desenvolver a irritação. Observe que é bem mais simples e eficiente ser o que você já é - bondoso ou paciente. Além disso, cultivará habilidades que irão fortalecê-lo. Preservar o que existe de nobre dentro de cada um é uma tarefa de suma importância, razão pela qual a neutralidade é uma qualidade extremamente bem vinda.

LEIA TAMBÉM: Estimulando a Felicidade

Se você possui amor, deixe o amor fluir. Se possui a boa vontade ou o bom humor, deixe-os fluir. Deixe-os mostrar quem é você, como seu interior funciona. Quando vier a contrariedade, não permita que seu nível vibracional caia. Mantenha o fluir do amor, da verdade, da compaixão, da paciência, etc. Sua tarefa é manter tudo o que você já possui de nobre fluindo e trabalhando para gerar um mundo mais equilibrado (ou menos desequilibrado). Será desta forma que novas e importantes qualidades e habilidades irão se formar e se fortalecer em seu interior (Leia: Sou responsável pelo que se fortalece em meu interior).


 “Um mundo evoluído é composto por pessoas  que possuem muito que ofertar e ofertam intensamente. Ou seja, eles se permitem estabelecer trocas, visando compartilhar o conhecimento e gerar ajuda mútua”.   Filosofia Caminho Nobre -  Leia o texto completo



Autor: Regis Mesquita
Contato, Orientação e Terapia: regismesquita@hotmail.com


 Leia a introdução ao livro Nascer Várias Vezes, clique aqui 
 Leia o livro "A Espiritualidade no Dia a Dia", clique aqui
 Livros do autor Regis Mesquita, clique aqui





COMECE A LER AGORA, CLIQUE AQUI 




Allan Kardec Dá-nos, Senhor, a força de resistir às sugestões dos Espíritos Maus, que tentem desviar-nos da senda do Bem, inspirando-nos maus pensamentos.

Quer ter acesso a centenas de imagens como esta acima para você escolher?
Clique aqui (Facebook) ou aqui (Pinterest)





DIREITOS AUTORAIS

 

Os textos do Blog Nascer Várias Vezes, escritos pelo seu autor Regis Mesquita, estão REGISTRADOS junto ao Escritório de Direitos Autorais da Fundação Biblioteca Nacional.

 

Proibida a reprodução! Este artigo não pode ser reproduzido por meio impresso, eletrônico ou qualquer outra forma sem a autorização escrita do seu autor (SAIBA MAIS).




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo, seu comentário é importante. Você também pode receber emails das novas postagens do blog. Inscreva-se no final da página de textos do blog (depois confirme no seu email).

Siga o Blog Nascer Várias Vezes no Twitter

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...