quarta-feira, 28 de novembro de 2012

Evolução é caminhar do complexo para o simples e do difícil para o fácil



As habilidades e qualidades desenvolvidas hoje tornam mais fáceis a superação dos desafios futuros. Livro Nascer Várias Vezes



Por Regis Mesquita


"Quem evoluir nesta encarnação enfrentará as dificuldades das próximas encarnações com mais suavidade e eficiência”.

Trecho do Livro Nascer Várias Vezes 
(assista o vídeo do livro, clique aqui)


O espírito reencarna para ter novas oportunidades de aprendizado, evolução. A vida é o campo de provas, e as situações corriqueiras, cotidianas e rotineiras são a maior parte dos desafios. Aproveitar as situações rotineiras para treinar e aperfeiçoar os aprendizados é uma postura inteligente e necessária. O espírito que quer evoluir no planeta Terra tem que aprender a valorizar as múltiplas oportunidades que surgem no cotidiano.

A evolução é a forma do espírito caminhar do complexo para o simples, do difícil para o fácil e do imaturo para o maduro. Existe lógica na evolução, já que ela está interligada a todas as outras Leis que regem a vida na Terra e nos planos espirituais. Esta lógica é simples e diz assim: quem aprende faz mais fácil. Dê uma chave na mão de uma criança bem pequena e mande-a destrancar uma porta. Ela terá que realizar vários movimentos que seu corpo ainda não aprendeu. Será difícil, complexo e no final sobrará uma criança frustrada, cansada e insatisfeita com o resultado.




A evolução espiritual e o amadurecimento humano podem ser comparados a conquistar centenas de chaves que tornam as portas (desafios) fáceis de serem abertas (resolvidos). Com as “chaves” aprendidas, o indivíduo se mantém satisfeito, descansado e realizado. A evolução é, portanto, uma das melhores formas de conquistar qualidade de vida.

Aprendizado, abertura, usufruto e oferta são as palavras centrais para evoluir.


O que aprendemos torna-se fácil. Se o computador estraga, o técnico resolve com facilidade.  Alguém despreparado, que tente resolver o problema, terá um grande desgaste, com perda de tempo e baixa eficiência. O que para o técnico é simples, para o leigo é complexo.  Da mesma forma, toda qualidade que desenvolvemos facilita a resolução de problemas. Se a pessoa cultivou a disciplina e a perseverança, ela consegue enfrentar mais facilmente e com menos desgaste os desafios da vida. Se é impaciente e desiste fácil, as dificuldades se multiplicam; esta regra vale para todas as qualidades, habilidades e sabedorias.


O resultado do aprendizado é o usufruto. Se você resolve eficientemente os problemas cotidianos, sobra tempo para o que é essencial na vida. São vários usufrutos: mais tempo, menos desgaste, facilidade em transpor alguns obstáculos e possibilidade de aproveitar outras oportunidades. Todavia, o usufruto somente se mantém se as escolhas continuarem as mesmas (coerência). Suponhamos que uma pessoa aprenda a tocar violão. Terá o usufruto deste aprendizado, desde que continue tocando. Se abandonar o instrumento irá perder o usufruto, assim como parte de sua habilidade musical. Da mesma forma, uma pessoa que desenvolveu a disciplina, se em determinado momento da vida começar a dar prioridade para a má vontade, deixará de usufruir dos benefícios da disciplina. Observe: ela terá disciplina, mas a má vontade a fará desistir ou desviar de desafios – os resultados positivos desaparecerão.


Abertura é muito importante, pois quem evolui gera expansão da consciência e das experiências de vida. É simples explicar: se uma pessoa se dedica a aprender a tocar violão, ela vai progredir em qualidade musical. Seu ouvido aperfeiçoará, suas mãos terão mais controle, seu interesse por música será reforçado. Ele será um pouco melhor e a vida um pouco mais divertida. Aprendendo a tocar bem o violão, a própria dinâmica da vida se encarregará de proporcionar-lhe novos desafios: tocar em público, por exemplo. Ou aperfeiçoar a voz e o canto, ou compor uma música, etc. Toda qualidade positiva gera movimento, que gera novos desafios e novos aprendizados. Desta forma a vida vai ampliando. 

A evolução exige que a pessoa tenha abertura, para permitir com que este movimento aconteça, gerando novos aprendizados. Outro exemplo: uma pessoa, que tratava rispidamente seu irmão, aprendeu a ter paciência e passou a ser respeitosa com o familiar. A vida em família voltou a ser feliz.  A felicidade fez com que os dois irmãos tivessem mais contato e mais projetos juntos – a vida ampliou.


LINK TREE: CURSOS, VÍDEOS, LIVROS, MENTALIZAÇÕES, MENSAGENS E MAIS


Regra: toda qualidade, sabedoria e habilidade que você desenvolver te tornará mais madura e mais capaz. Todavia, estas qualidades, sabedorias e habilidades precisam se complementadas. Esta complementação significa que a pessoa que tem disciplina terá mais capacidade de superar as dificuldades se tiver também paciência e sensibilidade (por exemplo).

Existe uma abertura muito mais importante: a abertura/expansão da consciência.  Ao ler o livro Nascer Várias Vezes, você aprenderá que a atual grande fronteira evolutiva é a abertura para o inconsciente/espiritualidade. Esta evolução acontecerá nos próximos séculos, permitindo que mais sabedoria e informações “aflorem” na mente. Isto facilitará a evolução, pois aproveitaremos melhor os aprendizados de outras encarnações.






Ofertar é um ótimo recurso para a evolução. Sem a oferta é praticamente impossível desenvolver os níveis evolutivos mais nobres. Aliás, quanto mais nobre, mais necessária a oferta. A oferta é importantíssima porque ela permite o usufruto do que foi conquistado. Também obriga ao desenvolvimento de qualidades compensatórias que impedem que uma qualidade positiva se transforme em negativa. Vou contar uma história: era uma vez um moço que tocava violão muito bem, porque se dedicou e desenvolveu sua musicalidade. Ao tocar violão em público, ele encantava muitas mulheres. Neste contexto, ele fortaleceu seu orgulho. Como sempre faz, o orgulho o obrigou a gerar pensamentos negativos: ele desenvolveu desprezo pelas mulheres. Dizia que mulheres eram idiotas que só serviam para lhe dar prazer. Sua percepção da realidade começou a mudar quando seu irmão o levou para tocar em hospitais. O choque com a doença mudou sua mente e suas prioridades. Ele reencontrou o equilíbrio através da oferta da sua música para alegrar a vida de pessoas sofredoras. Ele continuou sendo uma pessoa carismática e com talentos; e acrescentou novas qualidades: a humildade e a sensibilidade ao sofrimento alheio. Estas novas qualidades geraram movimento: com sentimentos nobres surgiram os pensamentos nobres. Foram embora os pensamentos negativos sobre as mulheres criados para sustentar seu orgulho. O equilíbrio acontece na vida humana quando uma qualidade positiva é harmonizada com a agregação de outra qualidade positiva.


Estamos encarnados para evoluirmos em todos os momentos da vida, inclusive nos assuntos mais corriqueiros do dia a dia. O cotidiano possui diferentes tipos de dificuldades, que necessitam de diferentes qualidades. Apesar de repetitivo, ele é diverso nos desafios. Assim sendo, o grande campo de batalha de quem está encarnado é a rotina do dia a dia. São pequenos eventos que se repetem e nos permitem enfrentá-los com várias estratégias, com vários sentimentos, com vários pensamentos. Cada aprendizado gera amadurecimento e mais sabedoria. Cada aprendizado gera mais facilidades e mais qualidade de vida.

Se quiser evoluir espiritualmente preste muita atenção nas ações do dia a dia.
   

Ofereça o que você desenvolveu de bom. Deixe fluir tudo de bom que há em você. Não deixe que o medo e a insegurança tirem de você este prazer. Caminho Nobre


Quando você se sentir cansado, desanimado, estressado e com falta de paz, lembre-se que a evolução é um remédio santo. Aos poucos, ela preenche o espírito de recursos para resolver positivamente os problemas, mesmos os piores.


Observação: a evolução do espírito não é apenas moral. A conquista de habilidades próprias da organização do Universo também é muito importante. A musicalidade é uma destas habilidades.


Autor: Regis Mesquita
Contato e orientação: regismesquita@hotmail.com


SIGA O BLOG NASCER VÁRIAS VEZES NAS REDES SOCIAIS





Compre o livro, clique aqui.




No Blog Caminho Nobre você encontra muitas
 dicas práticas para evoluir no dia a dia.





Quem quer ajudar muito deve se preparar aumentando sua qualidades e habilidades



DIREITOS AUTORAIS

 

Os textos do Blog Nascer Várias Vezes, escritos pelo seu autor Regis Mesquita, estão REGISTRADOS junto ao Escritório de Direitos Autorais da Fundação Biblioteca Nacional.

 

Proibida a reprodução! Este artigo não pode ser reproduzido por meio impresso, eletrônico ou qualquer outra forma sem a autorização escrita do seu autor (SAIBA MAIS).




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo, seu comentário é importante. Você também pode receber emails das novas postagens do blog. Inscreva-se no final da página de textos do blog (depois confirme no seu email).

Siga o Blog Nascer Várias Vezes no Twitter

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...