sábado, 31 de julho de 2021

Cinco atitudes que todo espírita deve ter para facilitar a sua evolução espiritual


Façamos uns aos outros a caridade de cumprir o próprio dever. Chico Xavier e André Luiz



Autor: Regis Mesquita

Prezados amigos,


O espiritismo somente expandirá pelo planeta como uma doutrina de luz se os seus “discípulos” colocarem em prática os ensinamentos.


Falar é fácil. Dizer palavras bonitas é lindo. Mas, é na rotina do dia a dia que o espírita tem o DESAFIO de colocar em prática a reforma íntima e a superação de suas imaturidades.


Ao longo da história da humanidade as religiões sempre foram o refúgio dos hipócritas. Sempre em busca de falar muito, realizar muitos rituais e “esquecer” os ensinamentos tão logo voltam para a sua rotina diária.


Nós, espíritas, temos uma vantagem. Não temos rituais sagrados para nos escondermos. Não temos a desculpa dos dogmas que servem para criar máscaras que justificam comportamentos errados. Mas, não estamos livres dos jogos mentais, das ilusões, das desculpas, das autoenganações. 

Somos humanos, estamos encarnados porque nossas imaturidades ainda são gigantes.

Todavia, não somos apenas um poço de imaturidades. Somos espíritos com muita sabedoria acumulada ao longo de muitas experiências encarnatórias. Temos que usar estas experiências para nos auxiliar nesta encarnação. Existe “O MELHOR DE NÓS” dentro de nós mesmos. 


O grande desafio está nas escolhas que são realizadas diariamente. Somos imaturos e temos que aprender a lidar com nossas imaturidades. Se usarmos os recursos desenvolvidos duramente pelo espírito tudo será mais fácil. Nossa parte boa será capaz de “iluminar” nosso caminhar rumo à maturidade.


Os objetivos mais urgentes da evolução são:
a) aumentar a sabedoria;
b) elevar o nível vibracional;
c) aprender a manter a sintonia com o melhor que há dentro de cada um.


Nós, espíritas, temos que nos conformar que a exigência de nossa religião é maior. Temos que mudar nossas atitudes (comportamento externo), mas também o que está dentro (reparação / higiene mental) e que gera sentimentos, pensamentos, sensações e vibrações.

LINK TREE: CURSOS, VÍDEOS, LIVROS, MENTALIZAÇÕES, MENSAGENS E MAIS

Explico: duas pessoas dão comida para um necessitado. Um age por amor e o outro age por culpa. As duas situações são dignas. As duas situações merecem louvores. Caberá à culpada, através da superação de suas limitações, abandonar a culpa e abraçar o amor. As vibrações geradas pelo amor são mais elevadas que as vibrações geradas pela culpa.


Encarnamos para viver, principalmente, as pequenas decisões e escolhas cotidianas. Elas são super, mega, hiper, importantes. Elas são as nossas lições de diárias.


Gostaria agora de focar em cinco atitudes importantíssimas para que o espírita consiga cumprir as TAREFAS MAIS URGENTES de sua evolução. São a coragem, o sacrifício, a aquietação, a autonomia, a confiança.


1) CORAGEM


“Todos somos aprendizes que precisam respeitar suas dificuldades. Mas, todos nós somos mestres que já aprenderam bastante.


Somos caminhantes e temos que usar INTENSAMENTE o melhor que há em nós para superar nossas imaturidades.


Você precisa de duas coisas:


1) usar o melhor que há em você e aproveitar as oportunidades da vida;

2) coragem, ousadia e paciência para COLOCAR EM PRÁTICA e permitir que os frutos da sabedoria amadureçam.

CONFIE que as escolhas mais nobres são as mais eficientes e tenha coragem de colocá-las em prática.


Assim você construirá a sabedoria que tornará o seu espírito mais forte e preparado. “


Leia também: A coragem do amor cria a bênção do perdão


A encarnação é o momento de aprender enquanto se faz, realiza, produz. É a PRÁTICA.

É natural a insegurança, a dúvida, o medo. Você está tendo que aprender “na marra”.


O que a maioria das pessoas faz é ruim: elas atrofiam a vida. Limitam-se demasiadamente. Tornam-se muito piores do que poderiam ser. Uma das razões deste comportamento de sabotagem é a busca da segurança e do conhecido.


O problema é que o conhecido está repleto de imaturidades, erros, conflitos, confusões. Quem não aprende repete os mesmos erros.


Quem não tem coragem para colocar em prática o melhor que há em si sempre terá sua evolução espiritual limitada.


DICA PRÁTICA:

Observe as áreas da sua vida que você tem muita insegurança e muita retração. São áreas de dor, traumas, condicionamentos, etc. São suas “sombras” que estão se manifestando. Elas não devem te dominar. Elas devem ser cuidadas e curadas.

Dê atenção especial a estas áreas. Se existem mais dificuldades, mais insegurança ou mais medo é porque existe ali algo importante a ser superado. Quando você superar estes limites sua vida FLUIRÁ MAIS FACILMENTE.

Coragem! A evolução VAI acontecer. Ajude-a e ajude-se.


VÍDEO do Canal Nascer Várias Vezes no Youtube






2) SACRIFÍCIO


O sacrifício é um “irmãozinho” da coragem. O sacrifício é a ESCOLHA DO SOFRIMENTO. Um sofrimento em boa direção e, preferencialmente, com objetivo claro.


Aceite o sacrifício! Ele dói, mas dói menos do que ficar “poluindo” a sua vida. O sacrifício te exigirá muito. Mas, as exigências que a estagnação trará serão muito maiores.


O sacrifício é uma forma radical de higiene mental e humildade. O sacrifício é a reconquista de liberdade e do domínio sobre a própria vida.

“A evolução que você deseja obter somente será verdadeira se a pessoa mudar suas atitudes. Ela terá o desejo de REPETIR os mesmos erros e as mesmas escolhas ruins.  Esta repetição não deve acontecer. Ele terá que se SACRIFICAR para mudar suas escolhas e manter esta mudança.


Sem sacrifício, não há como vencer os desafios da verdadeira evolução espiritual.  O sacrifício te mantém firme e dá tempo para a mudança interior se fortalecer.


Seja verdadeiro com você mesmo. Se quiser realmente mudar algo esteja preparado para se sacrificar.

Quais são os meus desafios? 
Qual é a transformação que estou adiando e não coloco em prática? 
Qual sacrifício devo fazer para viver a verdadeira espiritualidade?”


Leia também: A evolução espiritual somente é verdadeira se refletir nas práticas cotidianas das pessoas



3) AQUIETAÇÃO


Estados de aquietação da mente são grandes FACILITADORES da formação de vibrações sutis e elevadas. Por exemplo, durante as orações, meditação, mentalização e outros.


A aquietação da mente e a sintonia com o mais nobre precisa ser CONSTANTE para manter a consciência sempre receptiva às influências do espírito.


Leia também: Gerando boas vibrações para dinamizar a vida

A sociedade está mais acelerada, a vida das pessoas mais complexa e o stress em alta. Nestas situações, os sentimentos mais sutis (amor, ternura, compaixão, etc) são menos percebidos e menos valorizados.


Por exemplo: uma pessoa ansiosa perceberá muito mais o negativo de cada situação. Será mais fácil ela guardar algo negativo do que guardar o positivo.


O maior exemplo de aquietação da mente vem da vida do Chico Xavier. Ele soube organizar suas atividades para ter tempo e tranquilidade para viver o mais importante (o essencial): suas orações, sua mediunidade e a paz interior.


A aquietação da mente sempre foi importante. Nos tempos atuais tornou-se muito mais importante. Tornou-se uma das necessidades mais urgentes para quem quer se “abrir para a espiritualidade profunda”.


Leia também: A vida simples de Chico Xavier é um exemplo a ser seguido por todos


SIGA O BLOG NASCER VÁRIAS VEZES NAS REDES SOCIAIS



4) AUTONOMIA


“As pessoas reclamam do mundo, reclamam das outras pessoas, reclamam da economia, reclamam da falta de tempo.


Mas, o maior de todos os carrascos é a própria mente. É ela quem inibe nossas maiores qualidades e nos faz envergonhar do que somos, dos nossos sonhos e objetivos.”


Leia também: Abro o meu coração para a realidade que a vida me oferece

“Não se iniba jamais, pensando que é pouco o que você tem para oferecer. O autoaprimoramento que deves realizar não significa que tens pouco a ofertar. Ao contrário, tua luz vai brilhar mais se você deixar de se esforçar para diminui-la.


O que está à sua volta é SUFICIENTE para te proporcionar uma vida muito melhor do que a que tens hoje. Coloque nos seus objetivos aproveitar intensamente estas oportunidades. Cada oportunidade que aproveitar abrirá a porta para novas oportunidades. A vida em si é uma sucessão de oportunidades.


Valorize o que está aqui e agora. Esta é a plataforma de lançamento de novas e maiores conquistas.”


Leia também: Usufruir a vida. O que, de verdade, significa isso?

Autonomia vem do fato de você assumir que não precisa de nada mais para começar a viver o que é realmente importante para o espírito. 
Faça, realize, erre, acerte, corrija, aprenda, supere defeitos e aprenda a servir, amar, ofertar, colaborar, ajudar, cooperar.






5) CONFIANÇA


Preste atenção nesta regra espiritual: cabe a você TORNAR TUDO bom, útil, fonte de vibrações elevadas e sabedorias.


Não importa o que aconteceu, não importa qual é a situação em que você se encontra. Cabe a você USAR O SEU INTERIOR para dar novo significado, novas experiências e novas vivências.
Existe muito potencial disponível em seu espírito: USE-O! Este potencial é capaz (se desenvolvido) de transformar positivamente quaisquer situações.

Todos precisam de experiências diferentes para gerar aprendizados diferentes. Todos devem evoluir, todos devem aprender. Todos devem ter experiências reais para aprendizados reais.


Ao ser humano cabe usar estas diferentes situações da vida para gerar o que é importante para o espírito.


Leia também: Dicas para ser uma pessoa cada dia melhor






O texto abaixo é um bom exemplo do que é a confiança:


A VERDADEIRA PAZ DE ESPÍRITO


Um homem conversava com São Francisco (em oração).


O que é a paz de espírito?
É a capacidade de confiar.


Confiar no que? (disse o homem)
Espere e te mostrarei.


Naquele mesmo dia a mala de viagem do homem se perdeu. Uma voz surgiu na mente do homem (que estava ansioso e irritado) e disse: confia!


O homem pensou: devo confiar que a mala será achada e estará intacta?


A paz tem a ver com o espírito, não com a mala (respondeu a voz).


Naquele momento o homem sentiu uma leveza interior, pois sua paz não dependia da mala; sem mala ou com mala, ele sempre teria tudo o que precisava para viver bem.


“Confia!” Disse a voz mais uma vez.


Tudo o que ele precisava de mais importante para seu espírito estava ali. E ele estava desperdiçando tudo ao deixar sua mente se envolver dramaticamente com a mala perdida.


Confia!

VÍDEO do Canal Caminho Nobre: O Método de Jesus e a teoria do arrastão espiritual

Uma paz poderosa se apossou do homem. E ele agradeceu!


O problema da mala deixou de perturbar a mente do homem. Este problema ficou pequenino.


Foi assim que o homem aprendeu que tudo o que não provém do espírito é sempre pequeno.


Esta é a verdadeira paz de espírito.


Leia também: Tudo o que não provém do espírito é sempre pequeno

Autor: Regis Mesquita
Contato: regismesquita@hotmail.com


SIGA O BLOG NASCER VÁRIAS VEZES NAS REDES SOCIAIS









Leia também:




 VÍDEO do Canal Nascer Várias Vezes no Youtube





Mentalização é uma forma moderna de oração



DIREITOS AUTORAIS

 

Os textos do Blog Nascer Várias Vezes, escritos pelo seu autor Regis Mesquita, estão REGISTRADOS junto ao Escritório de Direitos Autorais da Fundação Biblioteca Nacional.

 

Proibida a reprodução! Este artigo não pode ser reproduzido por meio impresso, eletrônico ou qualquer outra forma sem a autorização escrita do seu autor (SAIBA MAIS).





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo, seu comentário é importante. Você também pode receber emails das novas postagens do blog. Inscreva-se no final da página de textos do blog (depois confirme no seu email).

Siga o Blog Nascer Várias Vezes no Twitter

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...