quarta-feira, 14 de novembro de 2012

A evolução espiritual é facilitada quando se tem a completude




Não procure a perfeição. Procure a completude. Evolução espiritual





Por Regis Mesquita


Um homem era prisioneiro da raiva. Por mais que tentasse, não conseguia acabar com a raiva que nutria pelo irmão.

Este irmão foi seu sócio em um comércio. O comércio faliu e o irmão ficou rico. O homem se sentia roubado e humilhado. Ele era vítima de uma realidade injusta, pois o irmão desonesto estava “muito bem de vida”.

A situação produzia baixa autoestima e desesperança; o homem desistia dos empregos e passava por grandes limitações financeiras. Ele começou a adoecer e desenvolver comportamentos negativos: irritabilidade constante, agressividade nas palavras, falta de compromisso e de responsabilidade.







Ao invés de evoluir e melhorar, estava afundando cada vez mais. Vários vícios, traumas e condicionamentos negativos estavam sendo reforçados. O sofrimento aumentava à medida que o negativo tomava conta da vida desta pessoa. O Sofrimento aumenta sempre que lidamos de modo negativo com as dificuldades.

Vários anos transcorreram desde que a sociedade com o irmão foi à falência. Ele ficava esperando o momento em que o irmão iria sofrer por tê-lo prejudicado. Mas, este dia não chegava e ele afundava. Tudo ia ficando pior, com o passar do tempo.

Uma coisa ele não fazia. Não questionava quais habilidades e qualidades precisava desenvolver para romper com a situação e renascer para a vida. 

O homem se sentia um injustiçado. Percebia suas qualidades: honesto, bom pai, bom marido, simpático, disposto a ajudar ao próximo. Tendo tantas qualidades, porque a vida é tão injusta? - se questionava. O que ele não percebia é que estas qualidades são extremamente úteis; mas, não servem para controlar o fluxo de dinheiro da empresa. Faltou desenvolver habilidades e qualidades exatamente nesta área.

Sua família (esposa e filhos) apoiava-o nos momentos mais difíceis e lutava por ele. Uma boa qualidade normalmente gera bons frutos - ser um bom pai e bom marido gera o respeito e o apoio dos filhos. Ele também tinha vários amigos e muitas atividades sociais ligadas ao centro espírita que frequentava. Percebe-se que suas qualidades trouxeram vários benefícios. Todavia, o fato de uma pessoa ser honesta não é garantia de que os outros serão honestos com ele. 

Cada qualidade possui suas características e são limitadas em seu raio de ação. Isto significa que ser dedicado ao trabalho, por exemplo, torna a pessoa mais disposta e menos preguiçosa. Mas, existem qualidades que somente quem é estudioso poderá ter. Assim, se a pessoa for dedicada e estudiosa, poderá viver melhor. Quanto mais completa for, mais qualidade de vida poderá ter.

Cada qualidade que a pessoa possui propicia alguns ganhos. Cada qualidade que falta gera algumas dificuldades. Um homem honesto, mas pouco interessado em controlar seu negócio, pode ser uma tentação para um irmão ganancioso. A observação mostra que o resultado da vida das pessoas depende das qualidades e habilidades que elas possuem ou deixam de possuir. Se o homem honesto tivesse o interesse e a habilidade para controlar as finanças da sua empresa, não teria dado a oportunidade para o irmão desviar dinheiro, durante anos.

O irmão cultivou a ganância, que o levou ao crime. A tendência negativa do irmão foi reforçada durante esta encarnação. Muitas pessoas sofreram e sofrerão por causa deste reforço do negativo. O irmão está gerando débitos cármicos, e terá que pagar. Mas, neste momento, ainda está usufruindo dos resultados financeiros de sua postura. Este usufruto do dinheiro desviado estimula a raiva de quem foi prejudicado. Chegamos à seguinte situação: o desequilíbrio gerado pela incompletude gera situações negativas que reforçam o desequilíbrio.  

Desequilíbrio gera mais desequilíbrio, porque reforça predominantemente o negativo. Equilíbrio reforça o equilíbrio, porque reforça principalmente o que é positivo. Quem vive em equilíbrio tende a ampliar as qualidades e habilidades com mais facilidades. Todavia, quem vive em desequilíbrio reforça o negativo, mas pode usar a motivação negativa para desenvolver outras qualidades positivas. A vida de quem está em desequilíbrio não é só o negativo, pode ser também o desenvolvimento de qualidades positivas. Pense no ladrão: de noite, ele sai para roubar. Ele necessita de uma qualidade - o dinamismo - para ter esta atitude; se fosse preguiçoso ficaria em casa, assistindo TV. A índole ruim não seria dominante se ele não fosse capaz de planejar, atrair um grupo de ação (comparsas), focar seu objetivo, assumir riscos, etc.

Nem sempre qualidades positivas geram resultados positivos. (Observe que tanto as motivações positivas e quanto as negativas são capazes de gerar qualidades e habilidades.)  Qualidades positivas, quando desenvolvidas a partir de motivações negativas, podem servir para aumentar os desvios e os condicionamentos. Algumas vezes, as qualidades supostamente negativas, quando desenvolvidas a partir de motivações positivas, podem gerar equilíbrio e diminuir desvios e condicionamentos (parece confuso? Mas, não é). Funciona assim: o assaltante dinâmico fará mais mal às pessoas do que o assaltante preguiçoso. Por outro lado, a pessoa disposta a ajudar os outros fará mais caridade se for dinâmica e menos caridade se for preguiçosa.  A pessoa honesta que tem um negócio e é ganancioso terá mais interesse em controlar seu negócio. Se for honesto, ganancioso e capaz de servir ao próximo, terá tantas qualidades positivas que ser ganancioso servirá para desenvolver habilidades importantes para gerir seu negócio e não lhe dominará a mente (por exemplo, a ganância pode ser um motivador para a pessoa "correr atrás" de novos produtos para vender).

Uma das facilidades que o sujeito ganancioso possui é a inovação, ou seja, procurar formas criativas de ganhar dinheiro. A ganância ajuda a pessoa a se focar em um dos objetivos centrais de qualquer negócio: dinheiro. Ganância acompanhada de honestidade, valores nobres, desejo de servir ao próximo e outras qualidades nobres torna-se positiva (e pequena), pois ajuda a gerar equilíbrio. Ajuda a abrir espaço na mente da pessoa para conquistas pessoais, sociais e culturais importantes (é o que faz milhões de pessoas cursarem a faculdade – ter um salário melhor).

O que é a evolução espiritual? É a conquista da completude. Dentro da completude há espaço para traços supostamente negativos. Na completude, as qualidades e habilidades negativas tornam-se positivas. Na incompletude até as qualidades e habilidades positivas podem tornar negativas – dependendo da motivação que gerou seu desenvolvimento.
Quem quer evoluir espiritualmente deve prestar muita atenção em suas motivações. As perguntas são: o que me faz desejar isto? Porque escolho ter tal atitude? Qual a desculpa dou para não decidir pelo que é positivo e nobre?

Quem quer evoluir espiritualmente deve buscar a completude. O desafio para conquistar a completude varia de pessoa para pessoa.  Todavia, sem a completude é muito mais difícil evoluir.

Para que não reste dúvidas vou citar mais um caso. O bebê necessita dos momentos egoístas da mãe para se desenvolver. A mãe decide tomar banho, pode ser que neste momento o bebê acorde e chore. A mãe decide terminar o seu banho, para depois ir atender o filho. A frustração deste momento é importante para a criança aprender a controlar seus impulsos. O egoísmo da mãe é útil para o bebê e útil para ela. Observe que o egoísmo com motivação positiva é importante; esta motivação positiva e a completude é que impedem que o egoísmo cresça (e a mãe demore muito tempo no chuveiro, por exemplo). Damos o nome de equilíbrio a esta completude – é bom para a mãe e bom para o filho (leia este texto). (Na completude a mãe ama seu filho, trata-o bem e consegue um tempo para cuidar da suas necessidades pessoais, sem culpa, sem remorso, sem receio. Desta forma, o egoísmo na hora do banho está rodeado por muitas virtudes nobres. Este egoísmo sempre fica pequeno e é útil para gerar equilíbrio.)

Considero importantíssimo o conceito de completude, pois em minha experiência terapêutica detecto que muitas pessoas inibem sua evolução por não entenderem a importância da completude para gerar o bem, a justiça, o amor e a expansão da consciência.

A completude é a grande companheira da evolução.

Finalizando: o homem sofre com a perda do patrimônio financeiro porque não cuidou de protegê-lo. Lembre-se: se você é honesto, educado, trabalhador e caridoso não significa que se você deixar a chave no contato do carro ele estará lá quando você voltar. Cabe a você entender a situação e aprender a se proteger (como todos fazem). Ou seja: toda qualidade positiva tem seu raio de ação. Quanto mais qualidades, mais bem preparado você estará para viver bem no dia a dia e melhor preparado para evoluir espiritualmente. 

Pense bem: é muita negatividade que o homem produz diariamente através da raiva, do rancor e do desejo de vingança que cultiva dentro de seu corpo e da sua mente. Não é um bom caminho. Mas, será sua escolha até que ele reconsidere suas decisões.

PS: Para entender melhor o processo de reencarnação e a evolução espiritual te convido a ler o livro Nascer Várias Vezes. 


Autor: Regis Mesquita
https://twitter.com/saberespirita



Compre hoje mesmo o livro Nascer Várias Vezes







Se preferir, mande um email para regismesquita@hotmail.com





Siga o twitter: SaberEspírita


Receba todos os novos textos do blog Nascer Várias Vezes no seu email. Na coluna da direita tem um lugar para digitar seu email (será mandado um email de confirmação, clique no link deste email para efetivar a inscrição).



Leia também:




No plano espiritual o espírito continua a aprender e evoluir. Reencarnação






Na página do Facebook - Nascer Várias Vezes - você encontra uma coletânea de pensamentos retirados do livro Nascer Várias Vezes (atualizada diariamente).

Te convido a conhecer a página, curtir e COMPARTILHAR os pensamentos com seus amigos.



Transforme o impossível em possível através do aprendizado e da ousadia.

Centenas de imagens com belas mensagens
para você usar gratuitamente:





Licença para reprodução dos textos do blog Nascer Várias Vezes: siga as instruções



Um comentário:

  1. De onde vem tanta sabedoria? Muita delicadeza para explicar e ensinar. Grata por Deus inspirar pessoas como Regis Mesquita.

    ResponderExcluir

Seja bem vindo, seu comentário é importante. Você também pode receber emails das novas postagens do blog. Inscreva-se no final da página de textos do blog (depois confirme no seu email).

Siga o Blog Nascer Várias Vezes no Twitter

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...