terça-feira, 31 de dezembro de 2013

O amor foi projetado para promover a evolução espiritual



Corrija em você aquilo que lhe desagrada nos outros. Chico Xavier





"O amor pode assumir muitas facetas nas várias fases de cada relacionamento. Todavia, o amor mais intenso é aquele que aceita o outro, mas não se fecha neste vínculo. O melhor amor é aquele que encontra liberdade para fluir nas inúmeras situações cotidianas, gerando a paz e a satisfação."

Trecho do livro Nascer Várias Vezes



Amar é um verbo que expressa movimento. Amar é um fluir que induz as pessoas a agirem e ofertarem. Amor é ação!

O amor flui, gera movimento. Portanto, ele sempre se transforma e é criativo. É exatamente o que o espírito precisa: movimento que gere ação e permita o aprendizado.

Os grandes “vilões” do amor são a estagnação e a alienação. Elas enfraquecem o amor e dificultam o aprendizado/amadurecimento.

Combata a alienação prestando atenção no aqui-agora, usufruindo do que você é e aproveitando daquilo que você já possui. Um exemplo bem simples: cuide com carinho da roupa que você possui, valorize-a. Quem aprende a cuidar e valorizar uma roupa, um amigo, uma esposa, etc, está mais próximo de manter o amor em alta. É impossível cuidar sem prestar atenção; e a atenção é o oposto da alienação. 

Atenção e usufruto são dois poderosos antídotos da alienação.


MAIS TEXTOS DE REGIS MESQUITA:



Combate-se a estagnação aproveitando as oportunidades e permitindo que os sentimentos nobres sejam os principais condutores da ação. O amor, por exemplo, gera ação, que gera inovação e que gera novas oportunidades e novos aprendizados. O perdão ajuda a romper com a "prisão do passado", permitindo que a pessoa fixe sua atenção em ações mais construtivas. A compaixão estimula a pessoa a enxergar a vida do ponto de vista do outro, tornando a ação mais equilibrada. Todos os sentimentos nobres são também facilitadores de ações mais eficientes.

Pensamento, sentimentos, sensações, intuições e ação: todos são importantes para a evolução do espírito.


A mais importante de todas é a ação. Deus organizou a vida assim, tanto é que o maior motivador humano, o amor, é um verbo que nos coloca em movimento e nos encaminha para a ação.

Toda família e todo casal, que quer preservar o amor, deve incentivar seus membros a aprenderem e desenvolverem habilidades e qualidades. Estas qualidades e habilidades tornam a vida mais dinâmica e útil. Desenvolvendo e aprendendo, cada um pode ofertar o melhor de si mesmo para os outros membros da família e da sociedade.


A vida na qual o amor domina funciona assim: as pessoas aprendem e desenvolvem qualidades que podem compartilhar com os outros. Este compartilhar aumenta o vínculo afetivo positivo e gera grande usufruto e satisfação. Além de estimular o passo seguinte, ou seja, os novos aprendizados.

O bem estar que acompanha o amor e a energia que o amor traz consigo, motivam para que este processo de aprendizado ocorra sempre. O espírito evolui e as dificuldades e os traumas podem ser superados.



Quero receber mensagens do Chico Xavier, Emmanuel, André Luiz no meu celular
FAÇA O DOWNLOAD AGORA, CLIQUE AQUI


O vínculo entre as pessoas é recheado de imaturidades e dificuldades. O amor é uma forma de absorver os conflitos e permitir a manutenção do vínculo, dando tempo para que a desavença possa ser superada. O amor, portanto, possui mil e uma utilidades; inclusive a utilidade de manter o vínculo forte, mantendo as pessoas próximas para que possam aprender juntas e evoluírem com as experiências comuns. Este processo de superação torna o espírito mais evoluído e mais bem preparado para vencer futuras dificuldades.


Ao analisar cada uma das facetas do amor descobre-se que em todas elas está embutida o convite para que o espírito encarnado (o ser humano) evolua, aprenda, realize ações e caminhe para a completude.

O amor é parceiro. Ele diz: vamos aprender juntos, vamos superar um colaborando com o outro, vamos unir forças. É por isto que em ambientes com mais amor é também ambientes com mais realização, mais evolução espiritual e mais sabedoria.


Autor: Regis Mesquita
Contato e consulta: regismesquita@hotmail.com





Livro sobre reencarnação, explica as vidas passadas


Três capítulos do livro Nascer Várias Vezes aprofundam a relação entre o amor e a vida humana. Os capítulos são estes:

- Casamentos, reencarnação e missão de vida
- Amor e reencarnação
- Marcelo Augusto e o sofrimento que cultivamos ou evitamos para nós mesmos
Abaixo algumas reflexões sobre o amor. Foram escritas originalmente para a página Nascer Várias Vezes do Facebook: https://www.facebook.com/nascervariasvezes



Reflexão 1:

O amor gera bem estar. Existe uma razão muito simples da biologia humana se comportar assim: o amor torna menos dolorido superar os desafios da vida.

Quem ama sofre menos. Quanto mais amplo e impessoal for este amor, mais poderoso será o auxílio na superação dos problemas.

Quando o amor vem associado a imaturidades (apego, medo, insegurança) pode gerar confusão na mente e sofrimento no coração das pessoas. O amor, associado a estas imaturidades, pode intensificar o sofrimento. Nestes casos, é chegada a hora de aprender! Aprender, por exemplo, o desapego e o autocontrole.

Evolui quem enfrenta suas próprias imaturidades. Quem evolui se fortalece para permanecer sempre neste estado de espírito maravilhoso que é o amor.


Por exemplo: é muito mais difícil atingir com maledicências alguém que está firme no estado de espírito do amor. Funciona assim: no estado de espírito do amor tudo que é negativo fica em segundo plano. Portanto, a mente terá mais dificuldade de se sintonizar com a raiva e dará menos valor à agressão. 

O amor é um estado de espírito, é como uma casa que existe em nós. Lá está também a felicidade.

Cultive o que te faz sentir muito bem e gera os aprendizados que seu espírito necessita.


Autor: Regis Mesquita

LEIA TAMBÉM: Estimulando a Felicidade



Amor! Permitir que o amor flua continuamente, de dentro para fora, é a meta da evolução espiritual. Amar alguém é apenas um treino. Pratique o Caminho Nobre



Reflexão 2:

O amor é uma “cola” que induz as pessoas a se ligarem. Juntos devem enfrentar as dificuldades e aproveitar os benefícios.

Amar é arriscar viver melhor e aprender a lidar com o que existe de melhor na vida.

Porque nem todo mundo sabe como lidar com a leveza e a satisfação que costumam acompanhar o amor.

Boa parte das pessoas bloqueia a leveza e focam a mente em aspectos negativos que podem surgir quando se ama.

São pessoas que precisam do drama, da discórdia, do sofrimento. Quando encontram a paz e a plenitude não conseguem mantê-la ativa e vibrante em suas mentes e corações.

Tudo deve ser aprendido. Inclusive viver bem e leve, amando.

Autor: Regis Mesquita
Baseado nos ensinamentos do livro "A Espiritualidade no Dia a Dia"


Livro espírita que te ajuda a desenvolver sua espiritualidade. Livro sobre a reforma íntima.

COMECE A LER AGORA, CLIQUE AQUI



Reflexão 3:

Enquanto o amor pulsar, algo bom acontecerá. Pois amar é verbo e verbo gera ação.

Enquanto houver amor haverá atitudes, haverá braços estendidos e sorrisos abertos.

Enquanto houver amor a destruição será contida. Pois onde o amor impera sempre haverá o renascer.

Amor é movimento, é o ideal para quem evolui, aprende e amadurece.

Regis Mesquita
Site Caminho Nobre






Não desista! Alguém está te observando e te usando como inspiração. Psicologia Racional



Leia também:








Assista ao vídeo de apresentação do livro Nascer Várias Vezes










DIREITOS AUTORAIS

Os textos do Blog Nascer Várias Vezes, escritos pelo seu autor Regis Mesquita, estão REGISTRADOS junto ao Escritório de Direitos Autorais da Fundação Biblioteca Nacional.

Proibida a reprodução! Este artigo NÃO pode ser reproduzido por meio impresso, eletrônico ou qualquer outra forma sem a autorização escrita do seu autor (SAIBA MAIS).








2 comentários:

  1. Sr. Regis. Continue seu trabalho iluminado. Vou destribuir seus textos porque acho que todos os espíritas devem ler estas peças sublimes de reflexão.

    Olavo

    ResponderExcluir
  2. Texto muito iluminado, traz maturidade espiritual para alma e coração. Gratidão, Regis! <3

    ResponderExcluir

Seja bem vindo, seu comentário é importante. Você também pode receber emails das novas postagens do blog. Inscreva-se no final da página de textos do blog (depois confirme no seu email).

Siga o Blog Nascer Várias Vezes no Twitter

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...