domingo, 10 de setembro de 2023

O livre-arbítrio é a principal arma para evoluir mais rápido



"As provas têm por fim exercitar a inteligência, tanto quanto a paciência e a resignação." O Evangelho Segundo o Espiritismo



O QUE É O LIVRE-ARBÍTRIO?


O livre-arbítrio é a capacidade de escolher entre diferentes opções de ações, pensamentos e crenças. Ele está relacionado com o seu direito de construir sua vida através de seus próprios comportamentos e atitudes. Por isso, o livre-arbítrio está intimamente relacionado aos conceitos de liberdade e responsabilidade. Ou seja, se você é "livre" para escolher, você também deve ser responsabilizado pelas suas escolhas.


Existe um lema anarquista que diz: "ninguém é inocente". Você deve assumir sua responsabilidade frente a própria vida. A Filosofia Caminho Nobre ensina: “sua vida, sua responsabilidade”.
Seu espírito anseia que você tome sua vida em suas mãos com pulso firme e mente serena. Sua evolução espiritual é tudo na sua vida, ELA SÓ ACONTECERÁ ATRAVÉS DO LIVRE-ARBÍTRIO.


LINK TREE: CURSOS, VÍDEOS, LIVROS, MENTALIZAÇÕES, MENSAGENS E MAIS




O LIVRE-ARBÍTRIO E A EVOLUÇÃO PESSOAL


Explico a relação entre livre-arbítrio e a evolução usando um exemplo: sabe por que acabou a escravidão no Brasil?

Porque houve mudança PROGRESSIVA na consciência da população. Primeiro uma pequena parcela mudou suas crenças raciais e morais.


Estes pioneiros foram os ABOLICIONISTAS. Um grupo de cidadãos corajosos que se expuseram ao risco para defender novos valores.


Esses homens e mulheres pagaram um grande preço por suas escolhas. Mas, evoluíram muito mais do que aqueles que se apegaram às crenças que mantinham a escravidão.


LEIA TAMBÉM: Fuja da Ilusão do Individualismo para não bloquear sua evolução espiritual

IMPORTANTE: a evolução espiritual PROFUNDA sempre te cobrará um preço. Por isso, sem coragem e sem determinação é impossível que a evolução avance continuamente. A regra é: se a tua evolução espiritual NÃO está cobrando um preço é porque você está se enganando, se iludindo ou sendo hipócrita [memorize essa frase, ela é muito importante].

Quando você muda uma crença, você tem que transformar a sua vida, suas ações, suas percepções, etc.
As mudanças interiores somente serão verdadeiras se refletirem na sua ação no dia a dia.

O livro A Espiritualidade no Dia a Dia nos ensina: "Por meio da ação vem o aprimoramento da própria pessoa".

Concluindo: o livre-arbítrio te ajudará na sua evolução somente se você PRATICAR CONTINUAMENTE o que decidiu/escolheu. Ou seja, é na ação que construímos nossas melhores qualidades.


Exemplo: na sorveteria você escolhe entre o sorvete de chocolate ou de morango. Isto é livre-arbítrio. A pessoa tem o direito de escolher baseado nos seus desejos. Mas, não é este tipo de escolha que interessa para quem quer VIVER A ESPIRITUALIDADE.

O livre-arbítrio tem mais a ver, por exemplo, com o autocontrole. A pessoa vai na sorveteria com seus amigos e não come nada porque decidiu se privar desse prazer em nome (por exemplo) da sua saúde. MANTER suas escolhas realizadas a partir de uma decisão racional é fundamental para que exista o verdadeiro livre-arbítrio.

Manter suas escolhas é ir na sorveteria e não comer. É libertar os escravos e perder dinheiro e status. É ser honesto mesmo quando a honestidade pode te fazer perder um bom negócio, etc.


LEIA TAMBÉM: A importância da autoprivação para a evolução espiritual. Desenvolva o autocontrole para viver melhor

Quanto mais a pessoa MANTÉM suas boas escolhas, mais forte ela se torna e mais capaz de persistir no Caminho Nobre.

Preste atenção: mantenha suas BOAS ESCOLHAS, mesmo pagando um preço por essas escolhas. A prática contínua dessas boas escolhas é que servirão para o aprimoramento do espírito.


SIGA O BLOG NASCER VÁRIAS VEZES NAS REDES SOCIAIS



O LIVRE-ARBÍTRIO É O COMEÇO DA TRANSFORMAÇÃO INTERIOR


Existem três conceitos importantes:


- liberdade de pensamento;

- liberdade de ação;

- responsabilidade pelos seus pensamentos e por suas ações.

Todos devem ser livres para amar ou para odiar. Mas, a pessoa que quer se abrir para a espiritualidade tem que escolher FLUIR POR ONDE O AMOR PODER SEGUIR JUNTO.

(Dica: no aplicativo DIA A DIA ESPIRITUAL você poderá estudar e praticar a OPÇÃO PELO AMOR. Vale a pena conhecer: clique aqui)

É um desafio enorme escolher e manter a escolha pelo amor, pela paciência, etc. Escolher algo é apenas o começo da transformação. Depois da escolha vem a prática e, com o tempo, surge a sabedoria e as qualidades nobres associadas.

Por exemplo: uma pessoa sente inveja de alguém. Ela é capaz de perceber a inveja, avaliar e decidir se esforçar para ser diferente. Ela decide: "até hoje fui invejoso, mas agora me esforçarei para não ser mais". Está dado o início da transformação que AO FINAL vai diminuir a inveja.


A escolha precisa ser repetida milhares de vezes e colocada em prática. Através dessas ações reais é que a pessoa será capaz de, aos poucos, realizar as mudanças interiores (higiene mental, desaprendizado, novas experiências, etc) que vão SUSTENTAR a verdadeira REFORMA ÍNTIMA.


O livro Nascer Várias Vezes ensina: o livre-arbítrio serve para que você não seja escravo de você mesmo. Ele FACILITA a mudança, o recomeço, o acertar onde antes havia erro.


LEIA TAMBÉM: É preciso desaprender para ter uma Mente Neutra. Faça a higiene mental e facilite a conexão com o espírito



NÓS SOMOS REALMENTE LIVRES PARA PENSAR E DECIDIR?


O livre-arbítrio NÃO É TOTAL, pois você nasceu com muitas características herdadas do seu espírito, limitações e benefícios herdados do seu DNA, influências familiares, culturais, etc.


(Sobre o controle sobre a própria mente, sugiro a leitura deste texto, clique aqui)

Este texto será enfocado na influência do espírito sobre a consciência gerando o livre-arbítrio. Será explicado que as melhores decisões são aquelas que possuem mais influência do próprio espírito e menos influência da sociedade.

 

O livre-arbítrio permite que as pessoas a façam escolhas diferentes. Mas, existe algo que influencia profundamente no funcionamento do livre-arbítrio. É a ação do espírito que você sempre estará influenciando a consciência. Decisões que você pensa ser do seu ego, serão (muitas vezes) decisões originadas no seu espírito.


Para AMPLIAR o livre-arbítrio é necessário "olhar para dentro de si". No seu interior estão inscritos os seus propósitos nesta vida. Eles aparecem sob a forma de intuições, lembranças, interesses, sensações, vocações, orientações, etc. Seu espírito está sempre te influenciando. Ele TE LEVA a cumprir todo ou parte dos seus propósitos de vida (suas missões de vida).


É muito importante AMPLIAR a influência do espírito sobre a consciência. Ou seja, é muito importante que suas escolhas sejam muito influenciadas pelo espírito. Dessa forma, quanto mais evolução espiritual existir, mais o livre-arbítrio será baseado nas "escolhas do espírito".


A Filosofia Caminho Nobre ensina: o sábio tem sua consciência dirigida pelo espírito. Ele se torna diferente porque segue seu caminho, que é o caminho do espírito.


Um dos textos clássicos da Filosofia Caminho Nobre é este: Eu sou diferente. Histórias e decisões de quem pratica o Caminho Nobre

Este texto relata que as pessoas, ao escolherem o Caminho Nobre, tornam-se diferentes das pessoas que seguem o padrão mental comum.


Voltemos ao exemplo dos abolicionistas. Uma esposa de um abolicionista se sentia humilhada pelas amigas. Afinal, "as amigas" diziam a esposa do abolicionista era boba de pagar por serviços que ela poderia ter "de graça". Ela sofria por se sentir humilhada pelas pessoas que seguiam os valores da sociedade da época. Existem muitos relatos de familiares de abolicionistas que sofreram xingamentos, perseguições, etc.





A mudança de mentalidade do marido trouxe sofrimento para a esposa. O marido passou a priorizar o que era "ensinado" pelas vibrações elevadas e pelas emanações do espírito. Por isso, ele rompeu com os valores sociais. A esposa sofreu porque a influência das vibrações elevadas e do próprio espírito não foram suficientes para levá-la a romper com as práticas sociais. 


Com o passar dos anos, a esposa foi mudando. Ela se deixou SER INSPIRADA pelo que era realmente importante para o espírito: o respeito por todos os seres humanos e a capacidade de amar a todos. Essa nova realidade interior fez com que a dor por ser acusada desaparecesse. Ela mudou suas atitudes, sentimentos, percepções, ações, escolhas porque elas estavam sendo "dirigidas" pelas influências do espírito e das vibrações elevadas.


O livre-arbítrio da esposa foi ampliado à medida em que a conexão espírito-consciência foi ampliada. As boas ideias abolicionistas a ajudaram nesse processo, o bom exemplo do marido também a ajudou. A verdade é que a esposa se tornou mais sábia e mais conectada com as emanações do próprio espírito. O mais importante: suas atitudes e ações mudaram.


LEIA TAMBÉM: Lei de Deus: o espírito evoluído se coloca no Fluxo de Deus e nele permanece


A IMPORTÂNCIA DO DESAPEGO E DO SACRIFÍCIO


Uma das maiores limitações para o verdadeiro livre-arbítrio é a dificuldade das pessoas se SACRIFICAREM. Inúmeras vezes durante a vida as pessoas sabem o que devem fazer e não fazem. As atitudes são outras, geralmente são atitudes que reforçam erros e defeitos. As pessoas escolhem essas atitudes "erradas" porque pretendem "ganhar" algo com elas.


Preste atenção:

Quando a evolução da consciência acontece é sinal que EXISTE ALGO DENTRO DE NÓS QUE TEM QUE MORRER. A mente humana é capaz de conter AO MESMO TEMPO o certo e o errado, o novo e o velho, etc. Portanto, é necessário dedicação e tempo para que o "velho vá embora".


Por isso, é preciso o desapego para facilitar esse deixar ir embora. É preciso o sacrifício porque qualquer evolução espiritual gera muitos ganhos, mas acompanham perdas também. 

O importante é você entender que mudar as escolhas ou mudar os pensamentos é apenas o começo do processo de transformação interior. O livre-arbítrio é um facilitador desse início de mudança.


Sobre o sacrifício, sugiro esse texto: Pablo Neruda, o poeta, explica os dois caminhos da vida e do amor









CONCLUSÃO:


O livre-arbítrio é a principal arma que todos os seres humanos possuem para evoluir mais rápido. Pois a alma do ser humano não é o pensar, É O FAZER.


Ao escolher entre as inúmeras opções, o espírito encarnado constrói o seu caminho. É através deste caminhar que o espírito pode experimentar, aprender e desenvolver novas qualidades e habilidades.


A vida do ser humano é ação, por isto todos nascemos com missões de vida. É através da ação que os desafios são vencidos e o espírito evolui.


Texto inspirado nos ensinamentos do livro Nascer Várias Vezes


Autor: Regis Mesquita


SIGA O BLOG NASCER VÁRIAS VEZES NAS REDES SOCIAIS







SUGESTÃO DE LEITURA


O inferno não existe. Penas eternas não existem. Deus é amor e sempre oferece oportunidades para a renovação da vida do espírito


Os espíritos com mais consciência devem ser mais responsáveis. A evolução espiritual somente é verdadeira se refletir nas práticas cotidianas das pessoas


Quando você oferece amor, você receberá amor? Como funciona a Lei de Deus frente a bondade, compaixão e gratidão?


VÍDEO: Para colocar em prática o espiritismo você precisa desenvolver a Mente Neutra


VÍDEO: A reencarnação é renascer protegido de si mesmos


Assista o vídeo Dicas para acelerar a sua evolução espiritual


ASSISTA O VÍDEO: DICAS PARA ACELERAR A SUA EVOLUÇÃO ESPIRITUAL (clique aqui)


DIREITOS AUTORAIS


Os textos do Blog Nascer Várias Vezes, escritos pelo seu autor Regis Mesquita, estão REGISTRADOS junto ao Escritório de Direitos Autorais da Fundação Biblioteca Nacional.

Proibida a reprodução! Este artigo não pode ser reproduzido por meio impresso, eletrônico ou qualquer outra forma sem a autorização escrita do seu autor (SAIBA MAIS).




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo, seu comentário é importante. Você também pode receber emails das novas postagens do blog. Inscreva-se no final da página de textos do blog (depois confirme no seu email).

Siga o Blog Nascer Várias Vezes no Twitter

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...