sábado, 22 de dezembro de 2012

Tudo evolui; não há realidades eternas







"Evoluir e amadurecer é a maneira mais eficiente de conquistar a paz e o bem estar."
Trecho do livro Nascer Várias Vezes



Todos os dias o sol nasce, mas nenhum dia é igual ao outro. Todos os dias a água do rio passa, mas nunca é a mesma água. A vida é repetição e mudança. Repetição com mudança é a condição ideal para o aprendizado e a evolução acontecerem. Como dizia o filósofo Nietzsche: “tudo evolui; não há realidades eternas”. Se tudo evolui, tudo muda. Para evitar o caos, a repetição garante que exista uma continuidade entre o passado, presente e o futuro.


As estrelas se movimentam, as espécies animais mudam, o meio ambiente se transforma, o tempo constrói novos caminhos. Nada permanece igual, porque o sentido da vida com consciência é a evolução.

Todos os dias você muda um pouco, mesmo que não perceba. Todos os dias sua casa envelhece um pouco. A transformação exige ação: manutenção da casa, aprendizagem e amadurecimento do ser humano. Sem o esforço correto, o tempo passa e a vida entra em decadência. É uma empresa que perde a força e vai à falência. Ou pode ser um profissional desatualizado que perde o emprego. O movimento da vida obriga ao movimento do indivíduo.

Deus, sábio, planejou o Universo de acordo com o seu projeto. O aprendizado do ser humano não pode depender exclusivamente da vontade de cada um. Como a realidade muda, há a obrigação de adaptar e compreender as novas características da vida. Havia um homem que morava em uma fazenda onde parecia que “o tempo não passava”. Um dia, uma cheia imensa transformou toda a região. A vida do homem ficou diferente e ele teve que enfrentar muitos desafios para reconstruir sua vida. A experiência de perder toda sua plantação foi um trauma que necessitou de grande esforço para ser superado. Sua vida mudou. Junto mudou o homem que ele era.

Diariamente, a vida em constante mudança dificulta a acomodação dos seres humanos. Sempre há algo “cutucando-o” para ele “se mexer”. Aprender e evoluir exige esforço e dedicação. Algumas vezes, os seres humanos tentam permanecer iguais, mesmo que o sofrimento e a baixa eficiência gerem muito desgaste e cansaço. Apesar do desgaste e do cansaço, a mudança acontece lentamente e com mais sofrimento. Nada paralisa o tempo, que é parte da Obra de Deus.

Conheça o livro
A vida também é uma constância. A pessoa que aprende a plantar o trigo sabe qual a melhor forma de plantá-lo. Esta constância permite colocar em prática o que é aprendido. A vida seria caótica se tudo mudasse a toda hora, sem um mínimo de repetição. Portanto, a transformação normalmente é progressiva e contínua. Os momentos de ruptura são mais raros. A transformação progressiva permite que as pessoas possam ir se adaptando/evoluindo aos poucos. Todavia, esta forma de evolução mais lenta deve ser CONSTANTE.

Ao acordar, as pessoas deveriam comemorar um novo dia. Deveriam, também, prestar atenção nas oportunidades de mudanças/aprendizado que tiverem ao longo do dia. A mudança constante exige ATENÇÃO e FOCO. São pequenas mudanças que, sem atenção, podem ser esquecidas ou desprezadas ao longo do dia. Quando a vida passa por uma ruptura, a pessoa é obrigada a se adaptar. É tão forte o que acontece fora dela que o impacto na sua vida e na sua mente a obriga a agir. É muito difícil adiar, desprezar ou esquecer algo tão forte. Já as mudanças cotidianas podem não ser concretizadas por muitos anos – assim são perdidas e esquecidas ótimas oportunidades.

O constante movimento das condições de vida e a diversidade de experiências são formas de estimular o aprendizado evolutivo. Algumas pessoas aprendem nos melhores momentos, outros aprendem somente através da dor. O ser humano pode facilitar ou dificultar seu aprendizado. Mas, jamais será capaz de paralisá-lo ao longo dos anos. Seja pelo sofrimento, seja aproveitando as boas oportunidades, estamos fadados a TER que aprender.

Quem aprende se poupa de sofrimentos. Cada pessoa é o maior beneficiário de sua própria evolução. O que era complicado antes da aprendizagem fica simples após aprender. Deus, portanto, faz de tudo para ajudar a evoluir e poupar de sofrimentos. As Leis de Deus, que faz tudo transformar, é uma poderosa arma que incentiva e obriga cada ser humano a se adaptar, aprender e evoluir.

Autor: Regis Mesquita
https://twitter.com/saberespirita




Aproveite e compre agora seu exemplar do livro Nascer Várias Vezes






Ou, se preferir depositar no Banco Itaú, mande um email para
regismesquita@hotmail.com que lhe enviarei as informações.


Para ler os depoimentos e reflexões de quem leu o livro Nascer Várias Vezes: clique aqui


O ser humano é energia



Leia: Mensagens Espirituais inspiradas nos ensinamentos do livro Nascer Várias Vezes



Coloque este site entre seus favoritos e venha nos visitar de vez em quando. O Blog é sempre atualizado.

Receba as novas postagens do Blog Nascer Várias Vezes diretamente no seu email. No final da página tem um lugar para digitar seu endereço de email (você receberá um email com um link para confirmar sua solicitação).



Licença para reprodução dos textos do blog Nascer Várias Vezes: siga as instruções




2 comentários:

  1. Amei! Amei! amei!
    Parabens!!!!
    Eu que amo escrever, que dedico alguns minutos todos os dias de minha vida pra deixar algumas palavras por aí, para serem lidas... tenho meu blog pessoal que abasteço sempre, procuro sempre autores que deixaram textos que merecem ser lidos, relidos... assim como os seus textos, estou devorando todos!!!
    Novamente digo: "Parabens"... ganhou uma fã!

    ResponderExcluir
  2. Ritinha,

    que legal que você gostou. O blog é sempre atualizado. Venha visitá-lo e leia os textos.
    Obrigado pelos elogios.

    ResponderExcluir

Seja bem vindo, seu comentário é importante. Você também pode receber emails das novas postagens do blog. Inscreva-se no final da página de textos do blog (depois confirme no seu email).

Siga o Blog Nascer Várias Vezes no Twitter

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...