sexta-feira, 19 de abril de 2019

Decisões para mudar sua vida: Hoje tratarei bem meus familiares



Não cultives apego demasiado. Serve amando e ama sem prender-te e sem prender os outros. Chico Xavier e Emmanuel – Aplicativo Dia a Dia Espiritual




Viver em família é sempre um desafio. Ainda mais em uma época em que as pessoas estão mais intolerantes, mais estressadas e mais individualistas. Estas características tornam as pessoas mais negativas. O resultado é que os problemas são REALÇADOS e os benefícios são facilmente ESQUECIDOS.


O Caminho Nobre nos ensina que existem três grandes fontes de sofrimento: o esquecimento, o desperdício e a ingratidão. Todos os três estão em alta na vida familiar dos dias atuais. Te convidamos a NÃO ESQUECER dos benefícios da vida no grupo familiar. 

Este valorizar (não esquecer) deve ser transformado em decisão e ação. Tenha certeza de que você será o grande beneficiário.



DECIDA: HOJE TRATAREI BEM MEUS FAMILIARES

IMPORTANTE:

Mentalize o texto abaixo duas vezes por dia (saiba o que são as mentalizações).


"Hoje tratarei bem meus familiares.

Mesmo que a raiva e o rancor me levem para a agressividade, irei recuar e me calar.

Hoje não deixarei que a impaciência produza raiva dentro de mim. Terei paciência para que possa viver em paz e satisfeito.

Terei boas palavras, mesmo que não seja retribuído.

Terei bons pensamentos, mesmo que tenha dificuldades em criá-los.

Não me permitirei enxergar somente os problemas.

Não deixarei me dominar pelos conflitos e insatisfações.

Prosseguirei criando um bom caminho para mim.

Terei disciplina e força interior para manter em meu interior somente o que é bom.

Hoje eu decido tratar melhor meus familiares do que tratei ontem."


Autor: Regis Mesquita

Contato e Terapia: regismesquita@hotmail.com



(DICA: leia este compromisso/mentalização duas vezes ao dia durante os próximos 30 dias. Observe os resultados.)



Eu percebo o bem que me fazem. Eu observo quem trabalha para propiciar o que sou e como vivo. Não esquecerei deles. O esquecimento não matará minhas boas lembranças.


O ser humano deve ser livre para decidir por si mesmo se deve falar ou calar, aproximar ou afastar, etc.

Mas, esta liberdade existe somente se ele NÃO é refém de seus sentimentos.

Quando o ser humano é refém dos seus sentimentos ele sempre repete as mesmas atitudes.

Ele não é livre. Quem sempre repete é escravo de seus hábitos e condicionamentos mentais.

Aceite o DESAFIO 1: deixar de ser um repetidor dos hábitos do passado.



- Aproveite o presente para tomar decisões NOBRES e sensatas

O presente é o momento das novas oportunidades


“Viver o presente é ter nova oportunidade de construir uma vida saudável e, se for sua escolha, espiritualmente evoluída.

O presente é um instante. O passado é enorme, o futuro é enorme. Mas, é somente neste pequeníssimo espaço que estão todas as possibilidades humanas.

Este é o presente: o momento da escolha, da realidade, da vida real. É o momento de fazer boas escolhas; melhor dizendo, é mais uma oportunidade de escolher fazer boas escolhas.” 


Trecho do livro Nascer Várias Vezes

O presente é o momento sagrado. É o momento em que você pode COLOCAR EM PRÁTICA tudo o que você sabe ser necessário para conquistar e manter uma vida em paz.


DESAFIO 2 – PARA APROVEITAR O PRESENTE:

hoje, faça tudo exatamente como você SABE que deve fazer. Tenha um dia em que você se oferecerá o melhor para a sua vida.



Nossa vida futura possui no mínimo milhares de anos a mais. É isto o que está em jogo em nossas escolhas e decisões Livro Nascer Várias Vezes



- Qual o seu papel na encarnação?

Você nasceu para APRESSAR a sua evolução. Por isto, ela está repleta de desafios. Cada espírito passa por um conjunto de desafios que obrigam e estimulam o desenvolvimento de sabedorias, habilidades e qualidades diversas.

Um dos grandes desafios de TODOS os espíritos encarnados é oferecer o melhor que existe dentro dele.

Todos os espíritos trazem “muita luz” dentro de si. São sabedorias que foram desenvolvidas e que precisam ser REESTIMULADAS para ganharem força no seu interior. Como dizia São Francisco de Assis: “Ninguém é suficientemente perfeito que não possa aprender com o outro e ninguém é totalmente estruído de valores que não possa ensinar algo ao seu irmão.”

Repetindo: existe muita coisa boa no seu interior. São, na realidade, sua maior força para superar os desafios da vida.

Sua tarefa: usar INTENSAMENTE o melhor que existe dentro de você.

Isto significa que você deve OFERTAR O QUE É BOM, mesmo que tenha dúvidas se é o melhor caminho. A sintonização com o que é mais elevado, junto com o autocontrole, é fundamental para gerar mais sabedoria nas atitudes.  Quem vive desta forma sente mais felicidade e satisfação.






COMECE A PRATICAR AGORA, CLIQUE AQUI



- Amar a Deus sobre todas as coisas

A parte mais importante da Bíblia é esta: amar a Deus sobre todas as coisas. Amar ao próximo é a consequência lógica de amar a Deus.

Mas, o que significa isto? Observe: você trata com respeito um familiar. Ele não retribui. Você talvez fique com raiva, decepcionado, triste... De onde virá a alegria e a força para seguir com o respeito?

A resposta: amar a Deus sobre todas as coisas. É a Deus que deve estar direcionada a sua avaliação da realidade. Você ofereceu o que Deus queria: ofereceu algo bom. Não recebeu a devida recompensa da parte do familiar. Mas, receberá a recompensa frente à Deus e às Leis da Natureza.

Você SACRIFICARÁ o seu ego e o seu orgulho. E, com isto, facilitará a evolução espiritual e a expansão da consciência. Afinal, Todo bem que tu plantares será retribuído em VOSSO INTERIOR.



- Saber se proteger, saber seguir em frente

Amar a Deus sobre todas as coisas SEMPRE te trará vários benefícios.

Você oferece o que é bom para um familiar. Ele não retribui; ao contrário, cria problemas e desavenças. Se você depender apenas do seu ego você ficará cansado, com raiva, decepcionado, triste, com baixa autoestima, sem forças, deprimido, etc.

A atitude negativa do familiar imaturo gerará muita negatividade no seu interior. Afastar, brigar, desistir, realizar maldades, serão respostas comuns nestas situações. Ou seja, será uma vida ruim.

Quando a pessoa ama a Deus sobre todas as coisas ela sabe que fez o certo, que está evoluindo, que está desenvolvendo sabedorias, força interior, coragem. Ela sabe que não pode JAMAIS se tornar refém de pessoas imaturas. Ela rompe com a DEPENDÊNCIA EMOCIONAL.


IMPORTANTE: você tem que romper com a dependência emocional. Sua felicidade e satisfação não podem depender dos outros. Elas podem ser influenciadas pelos outros, MAS NÃO DETERMINADAS pelos outros.

Você deve se tornar livre para produzir a sua felicidade, mesmo que o outro não te acompanhe. Você é livre para viver a felicidade, mesmo que o outro viva a tristeza. Você não se paralisa por causa da imaturidade do outro. Você “dá a mão para Deus” e diz para você mesmo: "vou dar de presente muitas coisas boas para meu espírito. Vou cuidar de mim e do meu espírito."





Vou dar de presente muitas coisas boas para meu espírito. Vou cuidar de mim e do meu espírito. Frases Sagradas do Caminho Nobre




- Clareza nas decisões e nos desafios.

O presente é sempre a oportunidade de agir diferente. Espera-se que o seu agir torne-se mais maduro e mais sábio. É importante clareza em suas decisões.

Quando decidir tratar bem um familiar saiba que é VOCÊ QUEM IRÁ TRATAR BEM. Sua decisão vale para você. Somente para você. O desafio é MANTER esta decisão mesmo que a resposta dos outros não sejam a que você deseja.

Sua decisão é antes de tudo um TRATO com você mesmo e com Deus: quero evoluir, quero oferecer o melhor, quero seguir as Leis da evolução espiritual.

Para manter sua decisão é importante que você entenda os limites da sua decisão. Por exemplo: a pessoa correta sabe que ela é correta, o outro pode não ser. A pessoa correta deve oferecer a honestidade e ficar sempre atenta para se defender e não ser vítima de trapaças.


- Finalizando

“Aprendi o silêncio com os faladores, a tolerância com os intolerantes, a bondade com os maldosos; e, por estranho que pareça, sou grato a esses professores.” Khalil Gibran

Se você é honesto deve aprender a ser esperto para não ser vítima. Se você tem boa vontade terá que aprender a colocar limites nas pessoas que tentarem te explorar. A evolução espiritual é a busca da COMPLETUDE.

Você poderá ter o coração tão “grande quanto a Lua”, desde que saiba agir com harmonia, equilíbrio e sensatez.

Você precisa muito dos seus familiares imperfeitos, dos seus amigos e colegas imaturos e da vida repleta de desafios. Diga sempre: seja bem-vinda realidade querida!

Paz e Bem!

Autor: Regis Mesquita

Campinas, 14 de setembro de 2012


FONTE: Aplicativo DIA A DIA ESPIRITUAL







----- OPÇÃO PELO AMOR -----

Pratique a técnica da Opção Pelo Amor (presente na área de Exercícios Espirituais do Aplicativo DIA A DIA ESPIRITUAL)

Histórias e dicas para você se manter sempre sintonizado no Amor. Criar e recriar um caminho, o Caminho Nobre.

FAÇA O DOWNLOAD  DO APLICATIVO DIA A DIA ESPIRITUAL: https://play.google.com/store/apps/details?id=br.com.app.gpu1851344.gpufbe016b216e30e8ce90f2b06e38b55c8





Quando oferecer ajuda, cabe ao outro aceitá-la ou não. Cabe a você manter a paz no seu coração e a serenidade em sua mente. Cada um escolhe seu caminho. Regis Mesquita





LEITURAS ALTAMENTE RECOMENDADAS:


A família é o campo de provas para a evolução do espírito


Aceitarei minha mãe como ela é. -  Mentalização 12, do Blog Caminho Nobre

Mantenho meu coração repleto de gratidão pelo meu pai    Mentalização 33, do Blog Caminho Nobre

O diálogo com a criança tem que se dirigir ao seu espírito

A família é o campo de provas para a evolução do espírito

Saiba o que o bom exemplo pode fazer pelo seu espírito e pela sua família

Dezenas de textos importantes sobre as famílias



CONHEÇA E LEIA, CLIQUE AQUI










Não permita que as pessoas te tratem mal só porque você as ama. Quem sabe amar tem que aprender a se defender.  Caminho Nobre



DICA: aproveite os links espalhados pelo texto para aprofundar seus estudos. São textos cuidadosamente escolhidos para que seu aprendizado seja consolidado e seu aprendizado fortalecido.








DIREITOS AUTORAIS

Os textos do Blog Nascer Várias Vezes, escritos pelo seu autor Regis Mesquita, estão REGISTRADOS junto ao Escritório de Direitos Autorais da Fundação Biblioteca Nacional.

Proibida a reprodução! Este artigo não pode ser reproduzido por meio impresso, eletrônico ou 
qualquer outra forma sem a autorização escrita do seu autor (saiba mais).





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo, seu comentário é importante. Você também pode receber emails das novas postagens do blog. Inscreva-se no final da página de textos do blog (depois confirme no seu email).

Siga o Blog Nascer Várias Vezes no Twitter

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...