quinta-feira, 15 de setembro de 2016

Como posso ser útil? A maior prova da evolução espiritual






Como posso ser útil? Ajudar ao próximo




Espíritos muito evoluídos sempre encarnaram e continuam a encarnar no planeta Terra.

Através do exemplo e da sabedoria ajudam e facilitam a evolução das pessoas.

Perguntaram a um destes homens sábios:


- Como podemos identificar as pessoas que realmente evoluíram?

O homem sábio respondeu:

- A evolução espiritual mata qualquer traço de preguiça da pessoa. Por isto, ela está sempre disposta a colaborar. Ela sempre se pergunta: como posso ser útil? Se vocês querem evoluir de verdade, também devem se perguntar: como posso ser útil?

Naquele dia as pessoas ficaram sabendo que é a colaboração (o ser útil) que constrói uma vida de paz, harmonia e sabedoria.

[ DICA: CLIQUE AQUI E APRENDA SOBRE O MUTUALISMO ].


Explicando:

Um bebê não sabe ir até uma porta e abri-la. Precisa de ajuda e orientação.
Depois ele cresce, aprende a andar. Fica mais fácil fazer o serviço de abrir a porta. Mas, ele continua precisando de ajuda e orientação. Ele precisa, por exemplo, aprender em quais situações abrir e em quais situações mantê-la fechada.

Chega um momento em que tudo fica fácil: é fácil caminhar até a porta, é fácil abri-la, é fácil saber quando abri-la ou não.

Neste momento, ele não precisa mais de ajuda. Ele está preparado para ajudar e colaborar.


A gentileza é sempre bem-vinda. Todos os dias estão repletos de oportunidades para ser gentil.  Caminho Nobre


A decisão de ajudar ou não será o grande momento de sua vida. É neste momento que podem surgir a sabedoria e a verdadeira evolução. Estando disponível para ajudar, ele criará um estado mental favorável ao desenvolvimento da espiritualidade. Se houver a recusa em ajudar, este estado mental se tornará desfavorável ao crescimento da sabedoria.

O ponto central da decisão é a caridade: como posso ser útil?

Portanto, saiba que todos os espíritos de luz tomaram a decisão de serem sempre úteis. Esta é uma decisão que você também deve tomar.


Outros textos que vão te interessar





A colaboração (a caridade) é uma das Leis da Natureza

"A caridade é, principalmente, uma forma de fazer com que a natureza humana vibre de forma nobre e saudável.

Ou seja, ela não é apenas um aspecto moral. Ela é uma das leis da natureza.
... um átomo só se forma se houver uma força que faça com que suas partes fiquem unidas. São energias trabalhando juntas para gerar algo maior e mais complexo do que cada parte isolada.

Essa forma de proximidade e cooperação está presente em toda a natureza. A colaboração é a regra; a luta, a parte minoritária. Na natureza existe muito mais colaboração do que luta."

(Trecho do ebook: “A Espiritualidade no Dia a Dia”, clique aqui e conheça.)


[ DICA: RECEBA MENSAGENS ESPÍRITAS NO SEU CELULAR ]


O que é a caridade? É a colaboração para que haja harmonia e paz em uma sociedade e no “coração” de cada pessoa.

Como posso ser útil? É a capacidade de observar a realidade externa e agir positivamente sobre ela. É estar disponível, colaborar, ajudar, permitir com que o amor flua de dentro para fora.

A grande decisão tomada por todos os espíritos de luz, espíritos muito evoluídos: colaborar. Por isto ele se perguntam sempre: como posso ser útil?



Autor: Regis Mesquita
Contato, Orientação e Terapia: regismesquita@hotmail.com




Livro de treinamento para acelerar a reforma íntima




Leia também:









Aquele que cuida com carinho de um animal, idoso, criança ou planta permite que o amor flua através de si e energize seu próprio ser. Regis Mesquita




Tenha no seu celular o aplicativo de mensagens espíritas Dia a Dia Espiritual
BAIXE O APLICATIVO AGORA, CLIQUE AQUI
Twitter espírita especial com mensagens, links para ótimos textos, vídeos e belas imagens


Direitos Autorais:

Os textos do Blog Nascer Várias Vezes, escritos pelo seu autor Regis Mesquita, estão REGISTRADOS junto ao Escritório de Direitos Autorais da Fundação Biblioteca Nacional


Licença e limites para a reprodução dos textos do blog Nascer Várias Vezes: siga as instruções



5 comentários:

  1. Oi Regis. Mais uma vez você ilumina minha vida. Gosto de ler seus textos. Em meio a tanta bobagem seus textos me dizem o que fazer aqui e agora, eles são práticos e simples. Parabéns pelo seu novo livro. Vou lê-lo. O outro livro seu é show. Recomendo.
    Dolores

    ResponderExcluir
  2. Regis, boa noite!! Gosto muito dos seus textos. Têm me ajudado bastante. Tenho uma curiosidade: Você é vegetariano? Como fica a questão da alimentação para a nossa evolução?

    ResponderExcluir
  3. Oi, Débora. Esteja sempre conosco. O Blog Nascer Várias Vezes é sempre atualizado.
    Não sou vegetariano. Sou quase, como pouca carne. A alimentação tem tudo a ver com evolução espiritual. Porque nosso corpo é nosso templo (como dizia Paulo de Tarso). Devemos ter cuidado e parcimônia ao cuidar dele. A verdade é que devemos cuidar com carinho e respeito do nosso corpo, da natureza, dos animais.
    O interessante é notar que neste ponto a "saída" é coletiva. Ou seja, para termos comida natural sem muita química ou veneno é necessário investir em tecnologia, sistema de logística, etc. Coloco esta questão aqui porque as pessoas tem uma visão muito individualista da evolução espiritual, o que é uma visão preconceituosa e incompleta da realidade.
    Agricultura orgânica, uma sociedade sem crueldade, proteção aos ecossistemas, etc é uma conquista social. Somos seres sociais e a caridade nos indica que grande parte de nossa vida deve ser utilizada para construir ganhos sociais (que vão além do individual). Só assim a vida será completa. Beijos. E indique este blog para seus amigos.

    ResponderExcluir
  4. Como posso ser útil?
    Excelente reflexão. Parabéns Régis, por contribuir com tantos textos gratuitos nos levando a evoluir. Continue evoluindo sempre!
    Gentileza gera gentileza.

    ResponderExcluir
  5. Parabéns, Régis! Você realiza um grande trabalho na divulgação da espiritualidade direcionada ao CAMINHO NOBRE. Grato por toda a dedicação!

    ResponderExcluir

Seja bem vindo, seu comentário é importante. Você também pode receber emails das novas postagens do blog. Inscreva-se no final da página de textos do blog (depois confirme no seu email).

Siga o Blog Nascer Várias Vezes no Twitter

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...