quinta-feira, 25 de fevereiro de 2016

Saber escutar o outro é uma forma de fazer o bem e viver em paz








Quando você escuta, você ajuda o outro a se escutar.
Quando você escuta, você dá a oportunidade para o outro organizar seu pensamento.
Quando você escuta, você permite que o outro desgaste seu nervosismo e sua ansiedade.
Quando você escuta, o outro se sente valorizado.
Se você escuta em paz, nada do que o outro fala te pesará.
Se você escuta em paz, nada te incomodará.
Quem traz a paz para seu interior está livre de ser dominado pela opinião alheia.

Regis Mesquita
Blog Caminho Nobre



Escutar é uma arte, pois implica no interesse em captar a mensagem que o outro transmite. É a base do diálogo. É o recurso primordial para solução de conflitos.

Escutar exige o autodomínio de si mesmo, pois a atenção deve estar direcionada para o outro. Exige que se mantenha o interesse e a valorização do momento.

Krishnamurti, o sábio indiano, dizia que “escutar é um ato de silêncio”. É a mais pura verdade, pois se houver o real interesse de entender o outro, deve-se aquietar a mente e cessar o diálogo interno.

É preciso que o outro sinta que é a prioridade naquele momento. O diálogo fica mais fácil quando o outro percebe que é valorizado. A tendência é que o outro fique agradecido, sinta-se respeitado e aumente a confiança. Cria-se um clima muito propício para a reflexão e para a solução dos problemas.






Lembre-se:

As reais prioridades da vida estão aonde você coloca sua atenção. Prestar atenção em algo é escolher este algo ao invés de muitas outras coisas. Desta forma, quem recebe a atenção sente-se valorizado por ser a prioridade real. Gera-se uma situação facilitadora do diálogo e do compartilhar.


Para refletir:

“Onde há atenção no outro tende a haver mais troca, mais sensibilidade e mais respeito. Onde há cuidado com o outro tende a ter mais satisfação, mais segurança e mais paz. A atenção, o cuidado e o servir ajudam a aproximar o casal.” 

Trecho do livro Nascer Várias Vezes (saiba mais


Uma das belezas de se saber escutar é ter a certeza de que foi criado um clima muito positivo. Este clima será uma oportunidade a mais para que os conflitos sejam resolvidos positivamente e as dúvidas sejam esclarecidas.

Saber escutar é uma tarefa tão nobre e tão importante que é uma qualidade presente em todos os humanos sábios. Não existe sabedoria se não houver a capacidade de escutar. O sábio fala palavras sensatas porque já ficou o bastante em silêncio e escutou muito. Uma das características dos sábios é escutar muito mais do que falar.

E quando o sábio fala, já existe um clima propício para que o outro o escute.

O seu esforço para evoluir espiritualmente deve incluir esta tarefa: aprender a escutar.


Atenção: 

Em qualquer grupo onde impera o negativismo há uma sobrecarga mental que gera a intolerância, a impaciência, a crítica destrutiva e a desistência. Seja na família ou em um país, o negativismo gera a supervalorização da imagem e a hipervalorização do status, do supérfluo e dos desejos. Neste ambiente, o diálogo torna-se muito mais difícil, aumentando os conflitos. Evite, portanto, encher tua mente de pensamentos e desejos, quaisquer que sejam. Os pensamentos que sobrarem que sejam nobres, saudáveis, racionais e construtivos. 

Dica de Leitura:
Autor: Regis Mesquita




Leia também:










Todos os textos do blog Nascer Várias Vezes em ordem alfabética (mais facilidade para encontrar o texto que deseja estudar) http://www.nascervariasvezes.com/p/todos-os-textos.html






Coloque o blog Nascer Várias Vezes entre seus favoritos e venha nos visitar sempre. O Blog é sempre atualizado.


Receba as novas postagens do Blog diretamente no seu email. Na lateral direita da página tem um lugar para digitar seu endereço (você receberá um email com um link para confirmar sua solicitação).




Centenas de imagens com belas mensagens para você compartilhar.
Clique aqui (Facebook) ou aqui (Pinterest)



Curta a página Filosofia da Espiritualidade no Facebook

Clique em "Curtir Página"



Licença para reprodução dos textos do blog Nascer Várias Vezes: siga as instruções



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo, seu comentário é importante. Você também pode receber emails das novas postagens do blog. Inscreva-se no final da página de textos do blog (depois confirme no seu email).

Siga o Blog Nascer Várias Vezes no Twitter

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...