segunda-feira, 15 de dezembro de 2014

O melhor caminho para superar os sofrimentos é o progresso do espírito. Sofra menos, desenvolvendo as qualidades que são mais urgentes.




A verdadeira cura para o sofrimento é o progresso do espírito





Perguntaram:

Quais são as qualidades mais importantes para o espírito e como desenvolvê-las?


Respondi:

Todo espírito possui seu próprio conjunto de qualidades desenvolvidas ao longo de sua existência. Além daquelas qualidades que já possui, ele deve aproveitar a encarnação para desenvolver outras. Quando reencarna existem as qualidades que são mais urgentes de serem desenvolvidas. 

Não cabe ao ser humano escolher livremente o que ele quer desenvolver. Cabe a ele observar sua vida e detectar quais são estas habilidades, qualidades e sabedorias mais necessárias.

A vida que a pessoa possui é que mostrará quais as principais necessidades do espírito nesta encarnação.

Reflita:

uma pessoa impaciente terá, em algum momento, de superar este limite e se tornar paciente. Mas, em que momento o esforço deve ser direcionado para esta transformação? Tenha claro que há muito a evoluir e que não dá para evoluir tudo de uma vez. É necessário escolher o foco de suas mudanças; e este foco deve ser aquilo que se mostra mais urgente na vida que a pessoa leva.

[ RECEBA mensagens espíritas no seu celular - WHATSAPP ]


Observe esta história:

Manoel trabalhou a vida inteira e juntou um pequeno patrimônio. Perdeu tudo quando foi ajudar um “amigo” em dificuldades financeiras.

Esta é a realidade do Manoel: falido aos 50 anos de idade. Falido por ter ajudado um “amigo”.

Quais eram as lições necessárias para a evolução do Manoel? Como identificar estas lições que o espírito dele precisava aprender com urgência?

Lembre: as lições mais urgentes são muito diferentes para cada um.

Elas dependerão de alguns fatores:

- as missões de vida programadas para a encarnação;


- a cultura e a sociedade na qual ocorreu a reencarnação;

- as experiências de vida.

Manoel reencarnou em um momento de profunda crise moral. Nesta situação, existe uma maior probabilidade de um amigo trair o outro.

Quem nasce em tais situações negativas deve ter maior cuidado e sempre se precaver, porque são ambientes nos quais o negativo domina a mente de muitas pessoas. Portanto, uma grande necessidade é aprimorar a capacidade de percepção da realidade. Sem perceber claramente a realidade, a pessoa fica mais sujeita a se iludir.

Outra grande dificuldade do Manoel era seu individualismo e excessiva autoconfiança.

Em nenhum momento ele detectou o risco de golpe.  Como não dialogou com nenhum familiar (individualismo), ele não pode ser alertado por ninguém. Ninguém teve a oportunidade dialogar com ele sobre suas intenções. O diálogo é fundamental para haver pontos de vistas diferentes, o que torna mais rica a percepção da realidade.

O traço de personalidade mais forte de Manoel era a autoconfiança exagerada. Ela foi criada e reforçada (no caso aqui relatado) pela vaidade e pelo orgulho que este espírito tinha como padrão cultivar. A vaidade e o orgulho costumeiramente tornam as pessoas "cegas", porque perde-se a humildade. Uma grande vantagem do humilde é conhecer seus limites; por isto o humilde age com mais prudência e cautela.


Ele era um homem trabalhador, honesto e dedicado – o que gerou o bom em sua vida. Ele era orgulhoso, vaidoso e individualista – o que gerou sua queda .

A vida mostra o que é mais urgente desenvolver. No caso do Manoel, ele deveria desenvolver as virtudes opostas à vaidade e ao orgulho. Sendo mais humilde, ele estaria mais bem preparado para o diálogo e poderia ter outro comportamento frente aos problemas do “amigo”.




É hora de acordar! Seu espírito é maior que sua ansiedade. Seu ego é parceiro da ansiedade. Deixe o stress e caminhe leve. FILOSOFIA DO CAMINHO NOBRE


A vida é constituída de encontros.  Os personagens do encontro são o “amigo” que usa a desculpa de sua crise financeira para prejudicar alguém. E o Manoel, que cheio de autoconfiança, ficou isolado e sem percepção da realidade. A consequência foi a perda de todo o patrimônio e a segurança da família (como pagar seguro saúde, por exemplo?)

Encontros acontecem a todo momento gerando situações que exigem decisões das pessoas.  A forma como cada um responde a estas situações depende da personalidade (que está entrelaçada com as habilidades e sabedorias do espírito).

Suponhamos que Manoel ganhasse na loteria. Teria de volta seu patrimônio; mas não haveria nenhum ganho para o espírito. Qual a qualidade aproveitável pelo espírito que ele desenvolveria? Nenhuma.

A evolução necessária e mais urgente era trocar o orgulho pela humildade e a vaidade pela reflexão piedosa. A vida está mostrando para ele o que é prioritário em sua evolução. Seus esforços e compromissos devem seguir nessa direção. 

Um dos grandes erros é querer escolher o que melhorar sem primeiro detectar na realidade qual a REAL PRIORIDADE.

Muitas vezes é necessário grandes tombos ou graves dificuldades para a pessoa “abrir os olhos”.


A pergunta básica que cada um deve fazer: qual a prioridade evolutiva da minha vida que a realidade está me mostrando? Qual a qualidade, habilidade e sabedoria que devo aprender para superar o problema?

Pode-se superar um problema sem aprender as lições básicas. Todavia, o erro persiste e o sofrimento pode voltar.

Se há o aprendizado, mesmo que voltem alguns problemas será mais fácil superá-los.


OUTROS TEXTOS DO BLOG NASCER VÁRIAS VEZES





Deus "manda" a chuva para a terra do agricultor trabalhador e do agricultor preguiçoso. "Manda" também a seca. O sábio aproveitará melhor a água, o preguiçoso desperdiçará a oportunidade. Manoel não desenvolveu a sabedoria e precisou da "seca" para descobrir seus limites. 

Desafios acontecem sempre. Mesmo Jesus, com toda a sua sabedoria, enfrentou vários desafios e situações desagradáveis. Enfrentou e superou graças à sua sabedoria. Cada um dos humanos sentirá falta de qualidades e habilidades que ainda não desenvolveu. Serão nas áreas menos evoluídas de seu espírito que cada um encontrará maiores dificuldades e verá o sofrimento e/ou erro se perpetuar.

Os aprendizados da ciência, as qualidades da personalidade e a evolução do espírito tornam muito mais fáceis a superação das dificuldades.

O agricultor que armazenar água (ciência) para a época da seca sofrerá menos. A personalidade dedicada e dinâmica terá mais disposição para aproveitar bem a água. O espírito evoluído e generoso terá muito prazer em compartilhar o conhecimento e os frutos da sua sabedoria.

Será, sem dúvida, uma vida muito melhor quando vier o desafio (seca).


Vídeo motivacional para você mudar sua vida: Fiquei Forte ao Me Levantar Inúmeras Vezes
ASSISTA AGORA, CLIQUE AQUI


O SOFRIMENTO É SEMPRE MULTIPLICADO QUANDO FALTA SABEDORIA


Manoel, após a falência, vivia prisioneiro da culpa e da raiva. O orgulho o fazia sentir vergonha de si. A vaidade o fazia se sentir fracassado.  Onde não há sabedoria, o sofrimento é multiplicado.

Ao não desenvolver as qualidades importantes para seu espírito, ele ajudou a ampliar e prolongar seu sofrimento.

Observe em você o que torna mais sofrido enfrentar as dificuldades da sua vida. Qual a qualidade ou sabedoria que é realmente necessária desenvolver para superar o problema?

A maioria dos sofrimentos é composto pela realidade externa e pelas forças psíquicas que respondem ao que é exterior. Estas forças psíquicas podem aumentar ou diminuir o sofrimento.

As forças mais poderosas da sua mente são aquelas que são dinamizadas pelo espírito. Ou seja, aquelas que estão em sintonia com o espírito e, por isto, recebem muita energia (aprofunde lendo o livro A Espiritualidade no Dia a Dia).

Quando o espírito evolui, a sintonia também muda. Outras forças dentro da mente começam a ser mais estimuladas/energizadas.  Este novo “jogo de forças” facilita a tomada de decisões diferentes, além de gerar novos pensamentos e sentimentos.

A história do Manoel seria diferente se ele tivesse aproveitado as oportunidades anteriores para superar o orgulho. A humildade teria sintonizado sua mente em outras vibrações e ele teria buscado orientação de outras pessoas antes de realizar o ato que foi tão prejudicial.


Com outros sentimentos, pensamentos e vibrações, a história da vida das pessoas ficam diferentes. Mais sabedoria, melhor nível vibracional, novos pensamentos, sentimentos e soluções.

Este é o verdadeiro caminho para tornar a vida mais simples, fácil, dinâmica e satisfatória. O melhor caminho é a evolução do espírito.

Lembre-se sempre de que você não deve escolher onde evoluir. Deve detectar na sua vida qual é a necessidade evolutiva mais urgente.


Atenção: No final desta página você encontra um vídeo com belas mensagens para te inspirar no dia a dia. Você está convidado para assisti-lo.


Autor: Regis Mesquita
Contato, Consulta, Terapia: regismesquita@hotmail.com





CLIQUE AQUI E COMECE A LER AGORA!



Ajude o Blog Nascer Várias Vezes recomendando esta postagem no Instagram, curtindo no Facebook, retuitando ou mandando o link deste texto por email.


Leia também:









As dificuldades podem ser úteis desde que sejam o estímulo para a evolução pessoal. Quem não evolui sofre inutilmente. Regis Mesquita



Aplicativo incrível de vídeos e mensagens espíritas.
BAIXE AGORA,
CLIQUE AQUI








DIREITOS AUTORAIS

Os textos do Blog Nascer Várias Vezes, escritos pelo seu autor Regis Mesquita, estão REGISTRADOS junto ao Escritório de Direitos Autorais da Fundação Biblioteca Nacional.

Proibida a reprodução! Este artigo não pode ser reproduzido por meio impresso, eletrônico ou qualquer outra forma sem a autorização escrita do seu autor (SAIBA MAIS).




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo, seu comentário é importante. Você também pode receber emails das novas postagens do blog. Inscreva-se no final da página de textos do blog (depois confirme no seu email).

Siga o Blog Nascer Várias Vezes no Twitter

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...