terça-feira, 7 de junho de 2011

Para a mente humana não existe passado, somente o presente




Quanto mais aprendemos e evoluímos, mais preparados estamos para enfrentar positivamente os desafios que a vida nos impõe. Livro Nascer Várias Vezes






"Para o inconsciente não existe passado, somente presente. Portanto, o passado só se mantém se for atualizado a todo momento, tornando-se constantemente o presente. É igual ao conteúdo que está no seu computador, se não houver uma fonte de energia que o atualize todos os dias, ele apaga.

Portanto, é figura de linguagem dizer que voltamos ao passado. O que fazemos é ter acesso aos conteúdos que se FORMARAM no passado e que continuam ativos na mente, no presente. Estes conteúdos estão ativos e influenciam o presente. Fazem parte do presente, que é a dimensão que realmente existe.

Só existe o presente. A mente humana só vive o presente, mesmo nas fantasias de futuro não existe o futuro. Existe apenas um desejo e uma criatividade. O presente é soberano e tudo o que existe, existe nele.

Ninguém viaja no tempo durante uma regressão. Ao contrário, viaja para dentro de si, em busca das origens que trazemos dentro de nós. Regressão é, portanto, uma figura de linguagem.

LEIA TAMBÉM:



A cura está no presente, as soluções estão no presente e tudo de bom que podemos fazer por nós está no presente. Na regressão busca-se as origens dos problemas, pois assim conseguimos organizar o conteúdo mental, delimitando traumas, bloqueios, condicionamentos e, por fim, acabando com eles.

A regressão é uma técnica terapêutica que permite organizar e acessar conteúdos psíquicos conscientes e inconscientes, permitindo trabalhá-los. Podem ser conteúdos de encarnações passadas, intrauterinos, da encarnação atual e outros - que estão presentes na mente humana no aqui-agora.


VÍDEO do Canal Caminho Nobre no Youtube
Tudo o que existe está no presente. O presente é uma explosão de oportunidades.



As técnicas regressivas são usadas para resolver problemas atuais, reais e que estão atrapalhando a vida no presente. Em meu consultório somente recebo pessoas que querem melhorar suas vidas atuais, ter uma melhor qualidade de vida agora".

(Uma ex-paciente "tirou do baú" este meu texto acima. Mandou para um grupo, com cópia para mim. Obrigado! Já tinha me esquecido dele, guardado nos meus CDs de backup.)


Seu espírito tem sede de aprendizado e o desejo de vencer desafios. Por isto você reencarnou. Ouse mais! Arrisque mais!



Este texto foi escrito como resposta a uma crítica que recebi. O crítico disse que ficar procurando no passado as causas de problemas é uma forma de fuga. Na verdade, não é fuga não. Ao contrário, os pacientes são pessoas dispostas a mudar para melhor, aprender, evoluir e ter mais qualidade de vida no presente. A terapia de regressão quer ajudar os pacientes a enfrentarem e superarem grandes e pequenos obstáculos. São pessoas lutadoras, capazes de encarar de frente suas dificuldades, que se formaram no passado, mas que estão no presente. Elas não querem é que estas dificuldades continuem a fazer parte de suas vidas no futuro.

No meu livro Nascer Várias Vezes existem diversos relatos de casos clínicos que demonstram que a regressão é muito útil para mudar a vida das pessoas. Mudar onde? No presente, óbvio.

Qualquer técnica deve ser usada com equilíbrio e com base em um diagnóstico muito sólido. A técnica também deve estar inserida em um plano de tratamento. O diagnóstico e o planejamento são a alma do tratamento.





Ter consciência de quais as forças psíquicas mantém vivo um problema, doença ou comportamento é um grande facilitador da mudança/cura. No livro Nascer Várias Vezes é explicado detalhadamente a influência dos conteúdos inconscientes e subconscientes na configuração do que somos e na formação dos sofrimentos.

É muito motivador saber que podemos lutar para sermos melhores, para superar sofrimentos e desenvolver habilidades e qualidades nobres. Por isto, não desista de lutar e buscar boas formas de viver; seja através da terapia, seja através de outros recursos.




Para que não haja dúvidas: 

uma pessoa foi violentada aos 10 anos. Até hoje ela sofre com a fobia de contato afetivo/sexual. Ela tem um trauma, este trauma se formou aos 10 anos de idade e continua ativo até hoje. Ele é presente, as forças que o mantém ativo estão presentes. Estas forças atualizam o trauma a todo segundo, mantendo-o forte. Na regressão buscamos conhecer e trabalhar com cada uma destas forças que mantém a fobia/trauma ativa. Buscamos a origem do problema, porque é nesta memória que mais claramente encontramos as forças psíquicas (sensações, sentimentos, pensamentos, decisões, etc) se associando e “trabalhando”. Mais do que saber, a terapia é feita quando atuamos sobre estas forças, transformando-as e/ou eliminando-as. Tudo isto está no presente, no presente da mente da pessoa que padece do trauma.

Dentro da mente humana não existe diferença entre uma memória que se formou a 10 minutos e uma que se formou a 40 anos. O que importa é a interrelação desta memória com o resto da mente, sua força, seus vínculos, etc. O tempo, para a mente, é algo irrelevante (apenas uma referência organizacional).


Se preferirem poesia, tem esta do Chico Buarque:

“Ó metade de mim! Ó metade arrancada de mim! ...
A saudade é o revés de um parto.
A saudade é arrumar o quarto do filho que já se foi.”

CLIQUE AQUI
A mãe chora o filho que morreu. Forças psíquicas mantém viva a dor, a ponto de fazê-la arrumar o quarto dele. A terapia lida com esta dor no presente, para isto busca todos os conteúdos psíquicos relacionados com esta dor. Não importa em que época estes conteúdos surgiram, importa identificá-los e trabalhar terapeuticamente com eles. A terapia age assim, porque é assim que a mente funciona.

É lindo ver estas pessoas evoluírem, aprenderem e superarem sofrimentos. No final, é isto o que realmente importa!


Autor: Regis Mesquita
Contato, Orientação e Terapia: regismesquita@hotmail.com


SIGA O BLOG NASCER VÁRIAS VEZES NAS REDES SOCIAIS





Livro que explica a reencarnação









LEIA TAMBÉM:










Todas as pessoas que estão sofrendo merecem saber que podem enfrentar o desafio interior de serem diferentes. Trecho do livro Nascer Várias Vezes



Pensamentos para você compartilhar com seus amigos:

"As pessoas devem entender que existe o passado que repercute no presente e o passado que está no passado. O passado que necessita ser descondicionado é o passado que está no presente e domina o presente, portanto não é passado, é presente". 
Livro Nascer Várias Vezes


"O que foi cultivado no passado, nas outras encarnações, no útero e na infância, continua a atuar, dificultando ou facilitando a vida no presente". 
Livro Nascer Várias Vezes



Quer mais imagens como esta acima?
Clique aqui (Facebook) ou aqui (Pinterest)

Dezenas de lindas mensagens para compartilhar!
Não perca esta oportunidade



DIREITOS AUTORAIS

Todos os textos do Blog Nascer Várias Vezes, escritos pelo seu autor Regis Mesquita, estão REGISTRADOS junto ao Escritório de Direitos Autorais da Fundação Biblioteca Nacional.

Licença e limites para a reprodução dos textos do blog Nascer Várias Vezes: siga as instruções



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo, seu comentário é importante. Você também pode receber emails das novas postagens do blog. Inscreva-se no final da página de textos do blog (depois confirme no seu email).

Siga o Blog Nascer Várias Vezes no Twitter

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...